Articulando reflexões entre Alfabetização Científica, Interdisciplinaridade e Formação de Professores nas Ciências da Natureza

Autores

  • CARLA ADELINA I OLIVEIRA UFRGS
  • Rosane Nunes Garcia UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.72727

Palavras-chave:

Scientific literacy; Teaching Natural Sciences; Integration of knowledge; Teacher training; Basic education

Resumo

A busca por uma qualificação no ensino das Ciências da Natureza tem sido foco de interesse em diferentes cenários, especialmente porque há o entendimento de que uma melhor compreensão do conhecimento científico pode contribuir com a formação para a cidadania. Este trabalho teórico tem como objetivo discutir as relações entre Alfabetização Científica, Interdisciplinaridade e Formação de Professores, na busca por evidenciar possíveis articulações que contribuam para o Ensino das Ciências da Natureza. A partir dos referenciais teóricos pesquisados, entendemos que esta discussão pode favorecer a construção de uma proposta de formação continuada que aborde a Interdisciplinaridade como potencializadora da Alfabetização Científica. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, desenvolvida a partir da análise de diferentes fontes bibliográficas. Os resultados apontam para a necessidade de articular a Alfabetização Científica e a Interdisciplinaridade como estratégia para promover um ensino significativo e contextualizado. Assim, faz-se necessária a revisão de pressupostos pautados na formação continuada de professores que permitam realizar a efetiva implementação dessa articulação na práxis docente.

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

I OLIVEIRA, C. A.; NUNES GARCIA, R. Articulando reflexões entre Alfabetização Científica, Interdisciplinaridade e Formação de Professores nas Ciências da Natureza. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.72727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72727. Acesso em: 21 nov. 2024.