Programas de alfabetização de crianças no Brasil: um panorama de produções acadêmicas (2015-2020)
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73786Palavras-chave:
Programas de alfabetização, Produções acadêmicas, AlfabetizaçãoResumo
Neste artigo, apresentamos um panorama nacional de produções científicas sobre programas destinados à alfabetização de crianças. Inspirados nos estudos “estado da arte”, discutimos, por meio de um olhar analítico, investigações publicadas no Brasil, no período de 2015 a 2020. Procuramos traçar um perfil desses estudos, focalizando os programas investigados, os eixos/focos de análise, bem como os que revelam acerca dos processos de implantação, de atuação e de impacto dessas políticas educacionais. Por meio da análise das pesquisas, evidenciamos que distintos programas de alfabetização de crianças foram foco de análise das produções brasileiras, com maior destaque para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (Brasil, 2012). Também foram diversos os eixos analíticos ao investigá-los, com predominância dos temas “práticas de ensino” e “formação continuada”. Constatamos, ainda, contribuições propiciadas pela implementação de programas, quando tais iniciativas aliavam a reflexão teórica à atividade profissional. Por outro lado, também se observou a necessidade de maiores reflexões sobre políticas educacionais que visavam mudanças nas práticas de alfabetização, por meio da introdução de rotinas rígidas e atividades pré-determinadas.
Downloads
Referências
ABREU, A. R. de. Alfabetização e currículo: ênfases nas formações de professores no pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2017.
ANJOS, A. M. T.; MATA, M. E. A. Formação de professores alfabetizadores: narrativas sobre o Programa Alfabetização na Idade Certa em municípios do Ceará. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do III CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização: Diálogos sobre a alfabetização. Vitória, ES: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. Disponível em: http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2016/06/III-CONBAlf-ANAIS-2017-
MIOLO-ALTA-RESOLU%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
ANTUNES, J. S. C. Um olhar sobre o Pró-letramento. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
ASSIS, A. K. F. O PNAIC e a educação básica em Jataí-GO: o que revelam os documentos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2016.
ASSUMPÇÃO, E. A. C. Pnaic é Pnaic, escola é escola? Apontamentos de um estudo sobre o Ciclo de Alfabetização no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do III CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, Belo Horizonte: FaE/ UFMG: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. Disponível em: https://28473cf1-9f63-40b0-b146-f3b3c65a8b23.filesusr.com/ugd/64d1da_f0248f9c6953497387ebd9edade75139.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
ÁVILA, C. C. Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
BARBOSA, J. K. Mudanças na prática docente de alfabetizadores no contexto do PNAIC. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
BASTOS, R. P. S. Práticas de alfabetizadoras em formação pelo PNAIC: estudo do uso dos acervos de leitura. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2016.
BOSCOLO, E. A. B. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa: resultados da experiência realizada em campinas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
CABRAL, G. R. Pensando a inserção de políticas de formação continuada de professores em um município de pequeno porte: o que dizem os sujeitos dessa formação? 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
CATELAN, S. S.; MELO., Â. R. C. A formação continuada ofertada pelo pacto nacional pela alfabetização na idade certa no estado de Mato Grosso. In: 37º Reunião Nacional da ANPEd, Florianópolis, SC: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Anais.... 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt10-3694.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
CELLA, S. M. Letramentos em diálogo com o acervo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma ampliação da experiência com linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016.
CORES, L. N. S. Sobre docências (in) conformadas e o Programa Bolsa Alfabetização: neoliberalismo, constituição do habitus profissional e astúcias do fraco em uma experiência de formação inicial de professores. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
CORRÊA, D. R. Formação de professores na Amazônia Bragantina: um estudo sobre o PNAIC e a prática pedagógica em classes multisseriadas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
CORREA, R. A. O Pnaic no contexto das políticas públicas educacionais. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do III CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, Belo Horizonte: FaE/ UFMG: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. Disponível em: https://28473cf1-9f63-40b0-b146-f3b3c65a8b23.filesusr.com/ugd/64d1da_f0248f9c6953497387ebd9edade75139.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
COSTA, C. C. As concepções de linguagem: um olhar sobre os materiais do Programa Bolsa Alfabetização. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
COSTA, K. W. C. Cadernos de formação do PNAIC em Língua Portuguesa: concepções de alfabetização e letramento. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.
CRUZ, M. M. P. Formação continuada de professores alfabetizadores: análise do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
ELEUTÉRIO, P. F. S. O planejamento da prática pedagógica do professor alfabetizador: marcas da formação continuada (PNAIC). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
FERRARINI, A. R. K.; MARTINS, R. M. Sobre a formação continuada de professores alfabetizadores no Mato Grosso: contribuições do PNAIC. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do III CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização: Diálogos sobre a alfabetização. Vitória, ES: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. Disponível em: http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2016/06/III-CONBAlf-ANAIS-2017-MIOLO-ALTA-RESOLU%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
FERREIRA, F. C. Atuação de políticas educacionais sobre o trabalho docente: estudo do PNAIC no contexto de Santa Maria (RS) entre 2012 a 2016. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
FILHO, A. A. S. Parceria público/privada em educação: análise do projeto Alfabetizar com Sucesso/Programa Circuito Campeão no Município de Surubim/PE. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do II CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas Públicas de Alfabetização, Recife, PE: Associação Brasileira de Alfabetização, 2015. Disponível em: http://abalf.org.br. Acesso em: 13 mar. 2020.
FRANCO, M. V. A. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os discursos dos professores sobre a efetividade da formação continuada na prática pedagógica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
GELOCHA, E. A. N. Ações e impactos da formação continuada do PNAIC no município de Caxias do Sul – RS: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
GIARDINI, B. L. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): caminhos percorridos pelo Programa e opiniões de professores alfabetizadores sobre a formação docente. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
GIMENES, T. A. O programa ler e escrever na perspectiva dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.
GONÇALVES, S. F. S. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o contributo da literatura infantil na prática docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015.
GRACINO, M. C. S. Sentidos de escolarização para crianças com histórico de fracasso escolar: análise a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
GUEDES, R. S.; BUNZEN, C. Sentidos da palavra “sistematização” nos materiais do Pró-letramento e do PNAIC. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do II CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas Públicas de Alfabetização, Recife, PE: Associação Brasileira de Alfabetização, 2015. Disponível em: http://abalf.org.br. Acesso em: 13 mar. 2020.
GUIMARÃES, M. C. M. Estado do conhecimento da alfabetização no Brasil (1944 – 2009). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
GUIMARÃES, R. T. O ensino da Geografia nos três primeiros anos do ensino fundamental: análise dos Programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do “Ler e escrever”. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.
GUISSO, T. G. P. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as suas implicações na prática pedagógica dos professores alfabetizadores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2017.
JESUS, S. A. A literatura no âmbito do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
JUNIOR, E. M. Por trás do currículo oficial, que Geometria acontece? Um estudo sobre os saberes anunciados nas narrativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Carlos, Sorocaba, 2015.
KORN, E. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e sua contribuição aos professores alfabetizadores sobre o sistema de escrita alfabética (SEA). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2016.
LEME, J. C. S. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: possibilidades e percepções no contexto da formação docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
LIMA, F. R. Política e gestão do processo alfabetizador na relação PAR/PNAIC em Dourados, MS: qual qualidade? 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
LINO, C. S. O Ciclo de Alfabetização no contexto do Pnaic: alguns desafios observados. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do III CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, Belo Horizonte: FaE/ UFMG: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. Disponível em: http://abalf.org.br. Acesso em: 13 mar. 2020.
LINS, C. P. D. A Função do coordenador pedagógico na implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em escolas da rede municipal de Dourados/MS (2012-2017). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
LOOSE, C. Apropriações de concepções de leitura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
LOPES, G. N. Programa de Alfabetização na Idade Certa: Reflexões teórico-metodológicas sobre a proposta de alfabetização e as interferências na prática docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2015.
LUCCA, T. A. F. A contribuição da formação do PNAIC para a prática de professores alfabetizadores no Município de Rio Claro – SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.
LUZ, K. Z. W. Do direito à educação ao direito à aprendizagem no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
MACHADO, L. C. O. O professor formador no PNAIC: Formação, experiência e atuação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.
MACIEL, F. I. P. Alfabetização no Brasil: pesquisas, dados e análise. In: MORTATTI, M. R. L.; FRADE, I. C. A. S. (Org.) Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? São Paulo: Unesp, 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao_ebook.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.
MAIA, M. I. M. O PAIC como política de responsabilização e gestão por resultados: a experiência de Limoeiro do Norte – CE na voz de seus protagonistas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2016.
MARINHO, T. C. S. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: na trilha dos sentidos ressoantes. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
MARTINS, M. A. R. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): a educação como legitimação e dominação social. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
MELO, E. P. C. B. N. PNAIC: uma análise crítica das concepções de alfabetização presentes nos cadernos de formação docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.
MENARBINI, A.; GOMES, M. T. O direito das crianças à alfabetização: um desafio na educação brasileira. Revista de Estudos Aplicados em Educação: São Caetano do Sul, v. 4, n. 7, jan./jun. 2019. Disponível: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5616. Acesso em: 10 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5616.
MENEZES, E. N. O uso dos jogos didáticos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
MEYER, K. Os gêneros textuais na alfabetização: uma análise da proposta apresentada no material “Ler e escrever” da Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2016.
MICOSSI, M. M. Formação continuada: vivências de professoras alfabetizadoras. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de estudos Pós-Graduados em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
MIGUEL, Y. M. Ler e escrever: uma revisão integrativa de trabalhos acadêmicos sobre o Programa da SEE/SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
MIRANDA, J. S. Alfabetização de crianças na Bahia: o Programa Pacto pela Educação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
MONTEIRO, N. A. Integração de tecnologias ao currículo do ciclo de alfabetização: análise de políticas públicas educacionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
MONTEZUMA, L. F. Entre fios e teias de formação: narrativas de professores que trabalham com matemática nos anos iniciais – constituição da docência e os desafios da profissão na educação pública estadual paulista frente aos programas de governo no período de 2012 a 2015. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.
MORAES, D. A. Construção de práticas de alfabetização no contexto dos Programas Alfa e Beto e PNAIC. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
MORTATTI, M. R. L. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação: Marília, v. 15, n. 44, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a09.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622013000100002
MORTATTI, M. R. L. Produção acadêmica brasileira sobre alfabetização: avaliação da qualidade e impacto científico e social. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? São Paulo: Unesp, 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao_ebook.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.
MORTATTI, M. R. L. Um balanço crítico da “década da alfabetização no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 15-34, jan.-abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v33n89/a02v33n89.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622013000100002.
MORTATTI, M. R. L.; OLIVEIRA; F. R.; PASQUIM; F. R. 50 anos de produção acadêmica brasileira sobre alfabetização: avanços, contradições e desafios. Interfaces da Educação, v. 5, n. 13, p. 06-31, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114967. Acesso em: 10 mar. 2020.
NASCIMENTO, J. S. Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa: qual é o pacto de Recife?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
PEREIRA, J. J. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: repercussão de uma política de formação docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2018.
PEREIRA, R. S. O governo da infância: práticas de alfabetização no estado da Bahia. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2015.
PEREIRA, S. Implantação do PNAIC nos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo à luz do ciclo de políticas: questões de gestão pedagógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2018.
PERINI, R. L. S. O coordenador pedagógico e a formação de professores alfabetizadores no município de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
PINTO, M. F. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Programa de Correção de Fluxo Se Liga: proposta de alfabetização presente no livro didático. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do IV CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, Belo Horizonte: FaE/ UFMG: Associação Brasileira de Alfabetização, 2019. Disponível em: http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2020/01/IV-CONBAlf-Anais-VOLUME-2-COMPLETO-compactado.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
RAMALHO, B. L.; MADEIRA, V. P. C. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Educação. (online). N. 30, p. 70-81, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a06n30.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300006
RAMOS, P. M. G.; PADILHA, A. M. L. A concepção de linguagem do Pnaic: um estudo a partir da Psicologia Histórico-Cultural. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do III CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, Belo Horizonte: FaE/ UFMG: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. Disponível em: https://28473cf1-9f63-40b0-b146-f3b3c65a8b23.filesusr.com/ugd/64d1da_f0248f9c6953497387ebd9edade75139.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
RIBEIRO, A. R. P. S. Alfabetização: o estado da rate em periódicos científicos (1987 – 2008). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
ROCHA, D. C. C. Avaliação de Impacto de uma política pública em educação: análise do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo no período de 2008/2012. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
RODRIGUES, S. S. Formação em rede do PNAIC: concepções e práticas dos formadores e orientadores de estudos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 13 mar. 2020.
SALES, C. T. PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
SANTIAGO, G. A.; WILDEMBERG, M. P. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no cenário da educação brasileira. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do III CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização: Diálogos sobre a alfabetização. Vitória, ES: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. Disponível em: http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2016/06/III-CONBAlf-ANAIS-2017-MIOLO-ALTA-RESOLU%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
SANTOS, A. L. M. G.; SANTOS, A. R. R. Desenvolvimento profissional e protagonismo docente: práticas de formação no Pnaic 2016. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do III CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, Belo Horizonte: FaE/ UFMG: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. Disponível em: https://28473cf1-9f63-40b0-b146-f3b3c65a8b23.filesusr.com/ugd/64d1da_f0248f9c6953497387ebd9edade75139.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
SILVA, J. B. Programas de formação continuada de professores da rede pública municipal de ensino de Limeira (1996-2012). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
SILVA, L. D. S. A tensão entre as perspectivas sobre a retenção escolar e a instituição da progressão continuada no contexto de prática do PNAIC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
SILVA, S. S.; CAVALCANTE, M. A. S. Deleite de leitores em formação: contributos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais do IV CONBalf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, Belo Horizonte: FaE/ UFMG: Associação Brasileira de Alfabetização, 2019. Disponível em: http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2020/01/IV-CONBAlf-Anais-VOLUME-2-COMPLETO-compactado.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
SILVEIRA, P. B. “Me ensina o que você vê?”: Avaliação da Aprendizagem no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
SLEMENSON, M. M. O Projeto Trilhas: novos olhares e recomendações para a proposta formativa on-line. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
SOARES, G. G. As tessituras do fazer docente no Programa Alfa e Beto. In: XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste (ANPED-CO). Anais.... 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/24/7897-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.
SOARES, M. Alfabetização: o saber, o fazer, o querer. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. (Org.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? São Paulo: Unesp, 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao_ebook.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, M.; MACIEL, F. Alfabetização. Brasília: MEC/ Inep/ Comped. Série Estado do Conhecimento, 2000.
SOARES, P. C. Leitura literária no ciclo de alfabetizador: repercussões das políticas educacionais no chão da escola pública municipal de Araçatuba/SP. 2017. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
SOUSA, E. M. O PNAIC e as práticas de alfabetização: influxos das ações de formação continuada no aprimoramento profissional de professores alfabetizadores. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.
SOUSA, S. N.; NOGUEIRA, E. G. D.; MELIM, A. P. G. Um cenário, duas técnicas: análise dos pressupostos teóricos dos Programas Alfa e Beto e PNAIC. In: 37º Reunião Nacional da ANPEd, Florianópolis, SC: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Anais...2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt10-3694.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
SOUSA, S. N.; ROCHA, C. R. C. Concepções de alfabetização e formação nos Programas Nacionais de formação de alfabetizadores no Brasil. In: 39º Reunião Nacional da ANPEd, Niterói, RJ: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Anais....2019. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/5120-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
SOUZA, I. V. Políticas públicas para o livro e a leitura no Brasil: Acervos para os anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
TREVELIN, F. G. O. Análises dos conteúdos de língua portuguesa do “programa ler e escrever” em uma escola municipal de ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016.
TRINDADE, A. P. F. Concepções de professores em relação ao PNAIC: a formação continuada e a qualidade educacional na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2020.
VIEDES, S. C. A.; BRITO, V. M. A política educacional de alfabetização da criança consubstanciada pelos programas, projetos e pactos: o novo ou tudo de novo? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 63, p. 147-171, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641176. Acesso em: 10 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641176
VIEIRA, Luciene Cerdas; GUARNIERI, Maria Regina. O estudo das práticas de professores alfabetizadores no ensino da leitura e da escrita (1980 a 2005): “O mudar é muito difícil”. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 55, p. 19-27, 2010. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/68/65. Acesso em: 10 jan. 2019.
WAGNER, Cleonilde Fátima. O PNAIC e a formação continuada da professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Medianeira. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.