Cartilhas de alfabetização no Brasil:
um olhar para sua produção, difusão, circulação e permanência (2000-2021)
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73775Palavras-chave:
Educação, Alfabetização, História da alfabetização, Cartilhas escolares, Pesquisa BibliométricaResumo
Neste artigo, as cartilhas são entendidas como fonte/documento histórico e como artefato cultural (Peres; Michel, 2019). Apresentamos um recorte de uma pesquisa que analisou, em perspectiva histórica, as temáticas das publicações sobre cartilhas de alfabetização em periódicos brasileiros entre 2000 e 2021. A fundamentação teórica se apoia na História Cultural e na sua possibilidade de amplificar objetos, métodos e fontes de pesquisa, assim como abordagens dessas fontes, abrindo perspectivas de análise do pensamento e da política educacional sob diversas óticas (Burke, 2005; Chartier, 1990). Trata-se de um estudo bibliográfico sobre cartilhas, que aponta e sistematiza aspectos desse conhecimento acumulado, tais como: temas mais estudados, cartilhas escolhidas, grupos de pesquisa, periódicos que mais publicaram, autores e métodos utilizados. O corpus é constituído de 59 artigos, pesquisados no Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da Capes. Os dados foram organizados em oito categorias, sendo que, neste texto, explora-se apenas uma delas: Produção, difusão, circulação e permanência de certos títulos. Essa categoria abrange 20,3% do corpus (12 artigos) e sua sistematização ocorreu em três subcategorias. Os resultados evidenciam uma multiplicidade de temáticas trabalhadas nos textos analisados e confirmam o caráter de artefato cultural das cartilhas escolares e seu potencial para a história da alfabetização.
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