Cartilhas de alfabetização no Brasil:

um olhar para sua produção, difusão, circulação e permanência (2000-2021)

Autores

  • Magna Aparecida Unas Dias Universidade Federal de Rondonópolis
  • Cancionila Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73775

Palavras-chave:

Educação, Alfabetização, História da alfabetização, Cartilhas escolares, Pesquisa Bibliométrica

Resumo

Neste artigo, as cartilhas são entendidas como fonte/documento histórico e como artefato cultural (Peres; Michel, 2019). Apresentamos um recorte de uma pesquisa que analisou, em perspectiva histórica, as temáticas das publicações sobre cartilhas de alfabetização em periódicos brasileiros entre 2000 e 2021. A fundamentação teórica se apoia na História Cultural e na sua possibilidade de amplificar objetos, métodos e fontes de pesquisa, assim como abordagens dessas fontes, abrindo perspectivas de análise do pensamento e da política educacional sob diversas óticas (Burke, 2005; Chartier, 1990). Trata-se de um estudo bibliográfico sobre cartilhas, que aponta e sistematiza aspectos desse conhecimento acumulado, tais como: temas mais estudados, cartilhas escolhidas, grupos de pesquisa, periódicos que mais publicaram, autores e métodos utilizados. O corpus é constituído de 59 artigos, pesquisados no Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da Capes. Os dados foram organizados em oito categorias, sendo que, neste texto, explora-se apenas uma delas: Produção, difusão, circulação e permanência de certos títulos. Essa categoria abrange 20,3% do corpus (12 artigos) e sua sistematização ocorreu em três subcategorias. Os resultados evidenciam uma multiplicidade de temáticas trabalhadas nos textos analisados e confirmam o caráter de artefato cultural das cartilhas escolares e seu potencial para a história da alfabetização.

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Biografia do Autor

Cancionila Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Rondonópolis

Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Rondonópolis e Professora Titular (Aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, história da alfabetização, leitura, cartilhas e livros escolares e memórias de professoras. Publicou os livros "Da oralidade à escrita: o processo de produção do texto narrativo no contexto escolar" (INEP/COMPED e EdUFMT, 2000); "A socioconstrução do texto narrativo no contexto escolar: uma perspectiva longitudinal" (Mercado de Letras, 2003); "O que as crianças sabem sobre a escrita?" (EdUFMT e Central de Textos, 2009); "Cartilha Ada e Edu: produção, difusão e circulação (1977-1985)" (EdUFMT, 2011), além de capítulos de livros e artigos em periódicos. Coordenou o Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis (2010-2014) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Mato Grosso - 2013-2016). Foi coordenadora do grupo de pesquisa ALFALE de 2001 a 2023. Atualmente é vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento.

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

UNAS DIAS, M. A.; JANZKOVSKI CARDOSO, C. Cartilhas de alfabetização no Brasil: : um olhar para sua produção, difusão, circulação e permanência (2000-2021). Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–23, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73775. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73775. Acesso em: 21 dez. 2024.