Sujeito virtual discursivo e efeitos de sentidos sobre limpeza pública em compartilhamento de postagem nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-13Palabras clave:
Redes sociais, Discurso virtual, Sujeito virtual discursivoResumen
A popularização da internet e, consequentemente, das redes sociais funda um espaço sociointerativo com as condições de produção de discursos que, estabelecendo novos mecanismos de discursivização, são determinantes para o surgimento de uma entidade característica desse lugar: o sujeito virtual discursivo, fruto dessas novas formas de relacionamento. Isso, por conseguinte, trouxe diversas implicações ao ciberespaço, sobretudo no que diz respeito às informações compartilhadas, as quais expressam posições ideológicas que, por vezes, estão carregadas de discursos discriminatórios e preconceituosos tal como ocorrem nas interações corpo a corpo. Neste trabalho, buscamos evidenciar essas posições de intolerância por meio da análise de uma postagem do perfil da Prefeitura Municipal de Araguaína-TO. Para isso, assumimos que o ato de compartilhamento de uma postagem pode constituir meio de manifestação da posição ideológica/discursiva do compartilhador; ou seja, uma postagem como foto, desenho, charge ou de outro tipo não somente diz respeito à posição discursiva de quem produz a materialidade, mas também de quem a reproduz, dando a ela visibilidade, ao compartilhá-la em seu perfil de redes sociais.
Descargas
Métricas
Citas
ANGELO, E. Redes sociais virtuais na sociedade da informação e do conhecimento: economia, poder e competência informacional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 46, p. 71-80, mai./ago., 2016. DOI https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p71
DESIDÉRIO, P. M. M. Uma leitura do sujeito virtual nas mídias sociais e as contribuições da Análise do Discurso. Cadernos de comunicação, v.17, n.18, jan–jun 2013. DOI https://doi.org/10.5902/2316882X9308
DIAS, C.; DO COUTO, O. F. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão-SC, v. 11, n. 3, p. 631-648, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/b7JNN6VHZd6ttMwTw85PwCQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2022.
FERNANDES, C. A. ; DE SÁ, I. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. Campinas-SP: Pontes Editores, 2021.
GASQUE, K. C. G. D. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends. 10:2 (2016) 14-20. DOI https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14
GOULART, E. E. O docente nas mídias sociais. In: GOULART, E. E. (org.). Mídias sociais: uma contribuição de análise. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
NETO, M. R.; BARRETO, L. K. S.; DE SOUZA, L. A. Amaral. As mídias sociais digitais como ferramentas de comunicação e marketing na contemporaneidade. Revista Científica das Escolas de Comunicação, Artes e Educação da Universidade Potiguar, ano 4, n° 2, jun/nov. 2015. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1273.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 9. ed. Campinas-SP: Pontes, 2010.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. Campinas-SP: Cortez, 2012. DOI https://doi.org/10.22456/2238-8915.29365
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Traduzido por Eni Puccinelli Orlandi et al. 5. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2014a.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2014b. (p. 59-158).
PREFEITURA DE ARAGUAÍNA (nossaaraguaina). 2022. “NAM, MOÇO!”. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CZHhbFmLzjg/.
RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SOUZA, J. 2015. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/zwIevyBD7w/.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Aurílio Soares da Silva, Janete Silva dos Santos , João de Deus Leite
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.