Sujeito virtual discursivo e efeitos de sentidos sobre limpeza pública em compartilhamento de postagem nas redes sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-13

Palabras clave:

Redes sociais, Discurso virtual, Sujeito virtual discursivo

Resumen

A popularização da internet e, consequentemente, das redes sociais funda um espaço sociointerativo com as condições de produção de discursos que, estabelecendo novos mecanismos de discursivização, são determinantes para o surgimento de uma entidade característica desse lugar: o sujeito virtual discursivo, fruto dessas novas formas de relacionamento. Isso, por conseguinte, trouxe diversas implicações ao ciberespaço, sobretudo no que diz respeito às informações compartilhadas, as quais expressam posições ideológicas que, por vezes, estão carregadas de discursos discriminatórios e preconceituosos tal como ocorrem nas interações corpo a corpo. Neste trabalho, buscamos evidenciar essas posições de intolerância por meio da análise de uma postagem do perfil da Prefeitura Municipal de Araguaína-TO. Para isso, assumimos que o ato de compartilhamento de uma postagem pode constituir meio de manifestação da posição ideológica/discursiva do compartilhador; ou seja, uma postagem como foto, desenho, charge ou de outro tipo não somente diz respeito à posição discursiva de quem produz a materialidade, mas também de quem a reproduz, dando a ela visibilidade, ao compartilhá-la em seu perfil de redes sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aurílio Soares da Silva, UFNT

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Janete Silva dos Santos , UFNT

Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp). Docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Leras e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

João de Deus Leite, UFNT

Doutor em Estudos Linguísticos (UFU). Docente do curso de Letras, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura (PPGLLIT) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Citas

ANGELO, E. Redes sociais virtuais na sociedade da informação e do conhecimento: economia, poder e competência informacional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 46, p. 71-80, mai./ago., 2016. DOI https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p71

DESIDÉRIO, P. M. M. Uma leitura do sujeito virtual nas mídias sociais e as contribuições da Análise do Discurso. Cadernos de comunicação, v.17, n.18, jan–jun 2013. DOI https://doi.org/10.5902/2316882X9308

DIAS, C.; DO COUTO, O. F. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão-SC, v. 11, n. 3, p. 631-648, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/b7JNN6VHZd6ttMwTw85PwCQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2022.

FERNANDES, C. A. ; DE SÁ, I. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. Campinas-SP: Pontes Editores, 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends. 10:2 (2016) 14-20. DOI https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14

GOULART, E. E. O docente nas mídias sociais. In: GOULART, E. E. (org.). Mídias sociais: uma contribuição de análise. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

NETO, M. R.; BARRETO, L. K. S.; DE SOUZA, L. A. Amaral. As mídias sociais digitais como ferramentas de comunicação e marketing na contemporaneidade. Revista Científica das Escolas de Comunicação, Artes e Educação da Universidade Potiguar, ano 4, n° 2, jun/nov. 2015. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1273.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 9. ed. Campinas-SP: Pontes, 2010.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. Campinas-SP: Cortez, 2012. DOI https://doi.org/10.22456/2238-8915.29365

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Traduzido por Eni Puccinelli Orlandi et al. 5. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2014a.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2014b. (p. 59-158).

PREFEITURA DE ARAGUAÍNA (nossaaraguaina). 2022. “NAM, MOÇO!”. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CZHhbFmLzjg/.

RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SOUZA, J. 2015. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/zwIevyBD7w/.

Publicado

2024-04-09

Cómo citar

SILVA, A. S. da; SANTOS , J. S. dos; LEITE, J. de D. Sujeito virtual discursivo e efeitos de sentidos sobre limpeza pública em compartilhamento de postagem nas redes sociais. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1813, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/70594. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos