Anúncios

Caros autores, já estamos aceitando os textos para a edição de 2023 da Domínios de Lingu@gem. A partir desse ano, a revista passa a ser apenas por volume (e não mais por números). Teremos 2 seções temáticas. Os textos para as seções temáticas serão recebidos até julho/2023. Textos para essas seções devem ser submetidos diretamente para cada seção (ao invés da seção artigo).

 

Humanidades digitais e estudos históricos do léxico

Editora Convidada: Maria José Bocorny Finatto (UFRGS)

No contexto desenhado por uma nova transdisciplina (GOLUB, LIU, 2021) denominada Humanidades Digitais (DH), como linguistas, situamos o desafio de extrair dados e conhecimentos dispersos a partir de arquivos digitais que trazem registros de língua escrita ou falada. Já em meio a esse cenário ou um tanto distante dele, na área de Letras, temos toda uma tradição de trabalhos linguísticos, lexicológicos, lexicográficos e afins dedicados a estudar documentos escritos antigos, impressos e manuscritos. A antiguidade dessas fontes, naturalmente, é sempre uma condição relativa.

As DH têm se situado na interseção da Computação e das Humanidades. E, ao lidar com dados digitais em cronologias, envolvem pesquisa trans- e multidisciplinar colaborativa, reunindo especialmente historiadores e documentalistas, trazendo ferramentas e métodos digitais para o estudo das Humanidades e dos patrimônios históricos resguardados em formatos on-line. As DH dialogam com novas formas de ensino e pesquisa, nas suas realidades presenciais, remotas e on-line, ao mesmo tempo em que criticam como novos formatos e modalidades impactam o patrimônio cultural e a cultura digital. Assim, as DH compõem importante campo de pesquisa em crescimento. Um campo para o qual os estudos da linguagem e as Ciências do Léxico, especialmente se conjugados com as tecnologias do Processamento de Linguagem Natural (PLN) e da Linguística de Corpus, têm muito a oferecer. Afinal, existem muitas técnicas de pesquisa linguística, feitas com algum apoio computacional, que podem fornecer ajuda útil para o estudo de textos históricos, de literaturas e de qualquer outro discurso humano que esteja sob investigação nessas condições.

Considerando esse cenário, este número temático especial da revista Domínios de Linguagem, com o tema “Humanidades Digitais e estudos históricos do léxico” aceitará contribuições inéditas sobre métodos linguísticos úteis para pesquisa de HD, ou aplicações que os utilizem, incluindo, mas não se limitando a:

 

  • Lexicografia histórica e lexicologia
  • Dicionarização e representação de conteúdos de coleções/acervos digitais
  • Extração de palavras-chave e terminologia(s) em cronologias ou documentos históricos
  • Filologia digital, produção de edições críticas e crítica textual com apoio informatizado
  • Distribuição léxica e análise estatística de textos de coleções digitais
  • Agrupamento e classificação de documentos com apoio computacional
  • Desambiguação de sentidos de palavras – análise semântica histórica
  • Reconhecimento de Entidades Nomeadas
  • Anotação morfossintática de corpora históricos
  • Uso e construção de ontologias e tesauros em cronologias
  • Estilometria com apoio informatizado, atribuição de autoria e perfil de escritas
  • Abordagens multimodais para as DH (por exemplo, combinando textos, arquivos de fala, análises de imagem em cronologias)
  • Processamento de corpora históricos diacrônicos
  • Análise multilíngue de corpora diacrônicos/históricos
  • Recursos e codificação de coleções digitais
  • Análise e reconhecimento de variantes linguísticas e de dialetos a partir de acervos documentais históricos em formato digital

 

Línguas pluricêntricas em seu percurso histórico e na atualidade

Editoras Convidadas: Jussara Abraçado (UFF), Maria Célia Lima-Hernandes (USP), Maria João Marçalo (Univ. de Évora)

Na atual efervescência em que se encontra o mundo, com crises sociopolíticas e convulsões de toda ordem, alguns fenômenos de (des)valorização das línguas-culturas também verificados no século XX têm se evidenciado. A ideia é discutir o percurso histórico de línguas que, implantadas ou adotadas durante um processo de colonização ou de dominação política, adquirem estatutos diversos de usos, dentre os quais, o de oficialidade, de co-oficialidade, o de língua nacional ou mesmo o de língua franca. Interessa-nos o efeito desse percurso, em interface com o atual estatuto na comunidade de fala, tanto localmente quanto nas relações com outros espaços ou comunidades.

  • DL em 2023

    03-01-2022

    Caros autores, já estamos aceitando os textos para a edição de 2023 da Domínios de Lingu@gem. A partir desse ano, a revista passa a ser apenas por volume (e não mais por números). Teremos 2 seções temáticas:

    Humanidades digitais e estudos históricos do léxico

    Línguas pluricêntricas em seu percurso histórico e na atualidade

     

    Saiba mais sobre DL em 2023