Sociolinguística variacionista

pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino

Autores

  • Márluce Coan UFC
  • Raquel Meister Ko. Freitag UFS

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL8-v4n2a2010-11

Palavras-chave:

Variação e Mudança Linguísticas, Ensino de Língua Portuguesa, Habilidades Sociolinguísticas

Resumo

Este artigo, de caráter teórico-aplicado, visa, inicialmente, à apresentação da proposta teórico-metodológica da Sociolinguística. Na sequência, os pressupostos sociolinguísticos são correlacionados ao ensino e, com o propósito de verificar a inclusão desses pressupostos em documento oficial que pauta os projetos político-pedagógicos das escolas, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final do artigo, demonstramos a possibilidade de abordar, em sala de aula, habilidades sociolinguísticas.   

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Biografia do Autor

Márluce Coan, UFC

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Raquel Meister Ko. Freitag, UFS

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Letras e do Núcleo de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

27.02.2011

Como Citar

COAN, M.; FREITAG, R. M. K. Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 173–194, 2011. DOI: 10.14393/DL8-v4n2a2010-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11618. Acesso em: 15 abr. 2024.