Autoria e ensino

trabalhando o gênero Redação do ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL49-v16n1a2022-6

Palavras-chave:

Autoria, Semântica da Enunciação, Ponto de vista, Redação do ENEM, Bullying

Resumo

Entendendo, como Possenti (2001, 2013), que os textos escolares podem apresentar traços de autoria e, como Orlandi (2012), que é papel da escola promover a passagem do sujeito-enunciador para sujeito-autor, este artigo apresenta uma proposta de trabalho do tema bullying para o gênero Redação do ENEM, que favorece o desenvolvimento de marcas de autoria. Entretanto, como normalmente a escola apresenta um discurso pedagógico autoritário, que impede essa passagem, nossa proposta se fundamenta em um discurso pedagógico polêmico que promove a reversibilidade discursiva e a disputa do objeto discursivo (ORLANDI, 1987b). À luz da Semântica da Enunciação, desenvolvida por Dias (2018) e Guimarães (2002), definimos autoria como uma função enunciativa que delimita um ponto de vista (um posicionamento político que reorganiza o “real”), o qual organiza os referenciais históricos (o funcionamento da memória discursiva sócio-histórica) e os conforma à situação de palavra (no caso, a Redação do ENEM). A análise da redação de um aluno do 1º ano do ensino médio demonstra os benefícios da proposta adotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriele Cristine Carvalho, IFMG - Campus Santa Luzia

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Docente de Língua Portuguesa e Língua Espanhola (IFMG – Campus Santa Luzia).

Referências

ACHARD, P. Memória e produção discursiva do sentido. In: ACHARD, P. et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. p. 11-19.

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2020.

AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

BARTHES, R. A morte do autor. In: BARTHES, R. O rumor da língua. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012a. p. 57-64.

BARTHES, R. O estilo e sua imagem. In: BARTHES, R. O rumor da língua. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012b. p. 147-159.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral. Trad. Maria da Glória Novak. São Paulo: Editora Nacional, Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Trad. E. Guimarães [et. al.]. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 1989.

BRASIL, SEB/MEC. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, SEB/MEC, 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

BRITO, P. L. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 2, p. 149-167, 1983. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8638956. Acesso em: 30 jan. 2021.

CARVALHO, G. C. Uma proposta de ensino do gênero “redação do ENEM”. In: LIMA, B. A. F. (org.). Memórias das minhas doces aulas de Língua Portuguesa: aplicando teorias no “fazer docente”. Curitiba/PR: Editora Appris, 2014.

DIAS, L. F. Acontecimento Enunciativo e Formação Sintática. Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos. n. 35. Campinas: Projeto História das Ideias Linguísticas no Brasil, p. 99-138 – jan-jun. 2015a. Disponível em: http://www.revistalinguas.com/edicao35/artigo5.pdf . Acesso: 03 mar. 2021.

DIAS, L. F. Língua e nacionalidade no Brasil na primeira metade do século XX. Polifonia, Cuiabá, v. 22, n. 31, p. 11-31, jan./jul. 2015b. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3120. Acesso: 03 mar. 2021.

DIAS, L. F. Enunciação e relações linguísticas. Campinas, SP: Pontes Editora, 2018.

DUCROT, O. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In: DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1988.

FLORES, V. N.; TEIXEIRA, M. Introdução à linguística da enunciação. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

FOUCAULT, M. O que é um autor? 10ª ed. Lisboa: Passagens, Vega, 2018.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019.

GERALDI, J. W. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo/SP: Editora Ática, 2001.

GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas/SP: Pontes, 2002.

INDURSKY, F. Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura. In: ERNST-PEREIRA, A.; FUNCK, S. B. A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educat, 2001. p. 27-42.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ORLANDI, E. Segmentar ou recortar? Linguística: questões e controvérsias. Série Estudos 10. Curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas de Uberaba, 1984.

ORLANDI, E. P. O discurso pedagógico: a circularidade. In: ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 2. ed. rev. e aum. Campinas, SP: Pontes, 1987a. p. 15-23.

ORLANDI, E. P. Para quem é o discurso pedagógico. In: ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 2. ed. rev. e aum. Campinas, SP: Pontes, 1987b. p. 25-38.

ORLANDI, E. P. Tipologia de discurso e regras conversacionais. In: ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 2. ed. rev. e aum. Campinas, SP: Pontes, 1987c. p. 149-175.

ORLANDI, E. P. Terra à vista. São Paulo: Cortez/Editora da Unicamp, 1990.

ORLANDI, E. P. Nem escritor, nem sujeito: apenas autor. In: ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, P. O papel da memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-56.

POSSENTI, S. Enunciação, autoria e estilo. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 15, p. 15-21, jan./jun. 2001.

POSSENTI, S. Notas sobre a questão da autoria. Matraga. Rio de Janeiro, v. 20, n. 32, p. 239-250, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/19851/14283. Acesso em: 16 abr. 2021.

RANCIÈRE, J. O desentendimento: política e filosofia. Trad. Ângela Leite Lopes. São Paulo: Ed. 34, 1995.

Downloads

Publicado

06.01.2022

Como Citar

CARVALHO, G. C. Autoria e ensino: trabalhando o gênero Redação do ENEM. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 154–182, 2022. DOI: 10.14393/DL49-v16n1a2022-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/59743. Acesso em: 26 jul. 2024.