Representações sobre a escrita do TCC em memes da página TCC da Depressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-12

Palavras-chave:

Escrita acadêmico-científica, TCC, Memes

Resumo

A escrita de textos acadêmico-científicos tem sido objeto crescente de avaliações, problematizações e questionamentos por parte de graduandos e pós-graduandos em diversos espaços de encontros e interações possibilitados por plataformas digitais. Direcionando nosso olhar para o universo das redes sociais digitais, objetivamos, neste trabalho, analisar representações sobre a escrita do TCC expressas em memes da página TCC da Depressão. Fundamentados em concepções do Círculo de Bakhtin sobre o funcionamento ideológico e dialógico da linguagem e em estudos que abordam a escrita de textos acadêmico-científicos, realizamos uma análise qualitativa e interpretativa de representações sobre o TCC expressas em três memes selecionados da página TCC da Depressão, no Facebook. Os resultados da análise apontaram que, a despeito de circularem em um espaço cujo propósito é o compartilhamento de impressões e apreciações valorativas sobre a experiência do TCC, os memes selecionados expressaram, também, representações negativas sobre essa experiência, associando o processo de escrita do TCC à imagem de sofrimento, de angústia, de temor e de ato de agressão. Acreditamos que, como reflexo, tais representações podem contribuir para intensificar nos estudantes inibição, procrastinação e sofrimento psicológico, quando não a desistência do curso, em vez de instaurar posturas mais proativas em relação à escrita do texto e à própria formação do estudante.

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Biografia do Autor

Anny Angélica de Assis Maia de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Município de Itaú. Itau, RN.

Nara Karolina de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Avançado de Pau dos Ferros. Docente do Departamento de Letras da Universidade Federal do Semiárido/Campus de Caraúbas.

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras.

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Publicado

02.01.2023

Como Citar

LIMA, A. A. de A. M. de; SILVA, N. K. de O.; BESSA, J. C. R. Representações sobre a escrita do TCC em memes da página TCC da Depressão. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1712, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/67131. Acesso em: 5 nov. 2024.

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