Livro didático de língua portuguesa

onde fica a gramática no reino do texto?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-67

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de língua portuguesa, Ensino de gramática, Gramática tradicional, Tradição sociodiscursiva

Resumo

Este artigo investiga a abordagem dos conhecimentos gramaticais num livro didático de Língua Portuguesa destinado ao ensino médio e produzido em consonância com as orientações teórico-metodológicas da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, o estudo, situado no campo da Linguística Aplicada, indica haver aproximações e distanciamentos da proposta didática do material com, de um lado, as diretrizes epistemológicas da gramática tradicional (cf. Vieira, 2020) e, de outro, os princípios pedagógicos da tradição sociodiscursiva (cf. Gueiros, 2019). Compõem o corpus do trabalho a apresentação da obra ao aluno e o manual do professor, seções de caráter expositivo-argumentativo em que os autores, além de sintetizarem a organização curricular proposta, explicitam as motivações e as concepções teóricas que a embasam. A pesquisa evidenciou um apagamento da gramática tradicional nos objetos de ensino que constam na obra investigada. O tratamento dos poucos fenômenos morfossintáticos mencionados pelos autores parece estar sempre subordinado à análise da macroestrutura textual e discursiva da língua, o que resulta num conjunto assistemático de conteúdos, epistemologicamente deslocados da rede conceitual e categorial que encadeia os conhecimentos da tradição gramatical.

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Biografia do Autor

Mariana Maris, UFPB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB).

Francisco Eduardo Vieira, UFPB

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Líder do grupo de pesquisa HGEL – Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (UFPB).

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Publicado

27.12.2023

Como Citar

MARIS, M.; VIEIRA, F. E. Livro didático de língua portuguesa: onde fica a gramática no reino do texto?. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1767, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-67. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/70156. Acesso em: 3 dez. 2024.