Livro didático de língua portuguesa
onde fica a gramática no reino do texto?
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-67Palavras-chave:
Livro didático, Ensino de língua portuguesa, Ensino de gramática, Gramática tradicional, Tradição sociodiscursivaResumo
Este artigo investiga a abordagem dos conhecimentos gramaticais num livro didático de Língua Portuguesa destinado ao ensino médio e produzido em consonância com as orientações teórico-metodológicas da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, o estudo, situado no campo da Linguística Aplicada, indica haver aproximações e distanciamentos da proposta didática do material com, de um lado, as diretrizes epistemológicas da gramática tradicional (cf. Vieira, 2020) e, de outro, os princípios pedagógicos da tradição sociodiscursiva (cf. Gueiros, 2019). Compõem o corpus do trabalho a apresentação da obra ao aluno e o manual do professor, seções de caráter expositivo-argumentativo em que os autores, além de sintetizarem a organização curricular proposta, explicitam as motivações e as concepções teóricas que a embasam. A pesquisa evidenciou um apagamento da gramática tradicional nos objetos de ensino que constam na obra investigada. O tratamento dos poucos fenômenos morfossintáticos mencionados pelos autores parece estar sempre subordinado à análise da macroestrutura textual e discursiva da língua, o que resulta num conjunto assistemático de conteúdos, epistemologicamente deslocados da rede conceitual e categorial que encadeia os conhecimentos da tradição gramatical.
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