Linguística aplicada: crenças e o desafio de formar professores de línguas
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-19Keywords:
Linguística aplicada, Crenças, Formação de professoresAbstract
Este artigo consolida uma investigação voltada à Linguística Aplicada que pretende exaltar a relevância dos estudos sobre crenças no ensino e aprendizagem de línguas, sublimando como tais estudos podem trazer significativas contribuições à formação de professores de línguas. A partir da pesquisa bibliográfica, apresentamos um panorama da amplitude da Linguística Aplicada na contemporaneidade e o reconhecimento de múltiplas questões entrelaçadas em seu campo de pesquisa, o qual assumimos como interdisciplinar. Em seguida, recorremos à literatura na área para expor o conceito de crenças, trazendo definições que auxiliam o leitor em sua caracterização e entendimento. Buscando diálogos entre a formação de professores e os estudos sobre crenças, discorremos sobre as dimensões do que significa o desafio de formar professores de línguas, colocando em foco a formação de um profissional crítico e reflexivo. Discutida a relevância em se pesquisar crenças, posto que as crenças de professores se refletem na prática docente, propomos, então, que o tema seja um tópico de discussão nos cursos de formação de professores. À luz destas observações, o presente estudo procurou sugerir que recorrer ao estudo de crenças pode ampliar a compreensão sobre o complexo processo de formar professores, incentivando, assim, novas pesquisas nessa área.Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.