Atividades de leitura de gráficos estatístico-matemáticos em aulas de Língua Portuguesa a partir das concepções sociocognitiva e de gêneros discursivos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-50Palavras-chave:
Atividades de leitura, Gêneros discursivos, Gráficos estatístico-matemáticosResumo
Este artigo é parte da dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, defendida em 2022, junto à Universidade de Taubaté (UNITAU). Tem como objetivo propor atividades de leitura e intepretação de gráficos estatístico-matemáticos dos tipos linhas, colunas, barras e setores como elemento composicional de textos ou como texto em Língua Portuguesa, para os Ensinos Fundamental e Médio. Para tanto, recorre-se à fundamentação teórica baseada em Bakhtin (2003), Lopes-Rossi (2011), Solé (1998), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2005) entre outros autores que defendem a concepção Bakhtiniana de linguagem e a concepção sociocognitiva de leitura e de gêneros discursivos, além de Cazorla (2002), Morais (2010), Oliveira e Macedo (2018) e Martins (2018) sobre gráficos estatístico-matemáticos. É uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e que apresenta inicialmente, como motivação, a insuficiência na abordagem desse gênero nas aulas de Língua Portuguesa. Como resultado, sugere-se uma estratégia de trabalho pedagógico para leitura de gráficos estatístico-matemáticos, em aulas de Língua Portuguesa, a partir de etapas para desenvolvimento de atividades de leitura e três exemplos para aplicação e comprovação da exequibilidade dessas etapas a fim da progressão na proficiência leitora de gráficos estatístico-matemáticos, que compõem gêneros discursivos ou que se caracterizam como exemplar de um gênero discursivo autossuficiente no trabalho pedagógico de professores de Língua Portuguesa.
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