América Latina

construções identitárias e sociais em projetos de livros didáticos de língua espanhola do PNLD 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL51-v16n3a2022-3

Palavras-chave:

Decolonialidade, Identidades, América Latina

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como são representadas as identidades sociais e os grupos sociais latino-americanos nos projetos sugeridos pelos nove livros didáticos das três coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2018 (Cercanía Joven, Sentidos en lengua española e Confluencia). A pesquisa está inserida no campo teórico da Linguística Aplicada, partindo das categorias epistemológicas da decolonialidade e da interculturalidade. A metodologia seguida é de natureza qualitativa e documental por método descritivo e interpretativista. Os resultados da pesquisa revelam que os projetos das coleções analisadas contribuem positivamente com a construção de identidades latino-americanas não marginalizadas, pois permitem observar a existência de trabalhos voltados para a uma visão decolonial e intercultural, além disso, sugerem que os próprios materiais didáticos promovam reflexões e debates acerca da luta conta as desigualdades e a favor das diferenças, como pretendem os estudos em Linguística Aplicada na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Liviane Nascimento dos Santos, UFS

Mestre em Letras (UFS).

Doris Cristina Vicente da Silva Matos, UFS

Doutora em Língua e Cultura (UFBA). Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFS).

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Publicado

17.06.2022

Como Citar

SANTOS, L. N. dos; MATOS, D. C. V. da S. América Latina: construções identitárias e sociais em projetos de livros didáticos de língua espanhola do PNLD 2018. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 953–990, 2022. DOI: 10.14393/DL51-v16n3a2022-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/63321. Acesso em: 26 jul. 2024.