Manejos subjetivos na formação de professores

conversações sobre as contribuições da pedagogia institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL49-v16n1a2022-11

Palavras-chave:

Pedagogia institucional, Estudos discursivos, Formação de professores, Subjetividade

Resumo

Desenvolvida na França entre 1950 e 1960 por pedagogos, psiquiatras e psicanalistas, a pedagogia institucional aposta nas trocas e nas mediações em grupo e na noção de coletivo, promovendo atividades e dinâmicas diversas para desencadear a reciprocidade e acirrar a dialogicidade na criação de saídas de conflitos e impasses no ambiente escolar e de formação. Ainda pouco conhecida no Brasil em seu viés mais atravessado pela psicanálise, essa corrente pedagógica se vale da premissa da divisão subjetiva para discutir questões de ensino-aprendizagem e de formação de professores, dando enfoque particular a situações em que a subjetividade se deixa flagrar nas práticas pedagógicas. Para esse ponto também convergem os estudos discursivos franco-brasileiros, que semelhantemente se deixam afetar pela psicanálise freudo-lacaniana e se interessam pela mesma temática. A entrevista que se segue resultou de uma missão de pesquisa com o Prof. XXXX, na Universidade YYYY, em 2019. Ela materializa um diálogo profícuo entre dois pesquisadores de campos distintos, interessados nos mesmos temas, abordando a importância da prática linguageira nos dispositivos que privilegiam formas de subjetivação na formação de professores e a relação entre linguagem e subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrick Geffard, Université Paris 8 Vincennes Saint Denis

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paris Ouest Nanterre La Defénse; Professor e pesquisador na Université Paris 8 Vincennes Saint Denis, França, atuando no nível de graduação e pós-graduação em Ciências da Educação e de Formação; Diretor do laboratório CIRCEFT.

Carla Nunes Vieira Tavares, UFU

Professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Núcleo de Línguas e Literaturas estrangeiras.

Referências

ARRIVÉ, M. Langage et inconscient chez Freud: représentations de mots et représentations de choses. Cliniques méditerranéennes, n. 68, p. 7-21, 2003. DOI https://doi.org/10.3917/cm.068.0007

AULAGNIER, P. L’apprenti-historien et le maître-sorcier. Paris: PUF, 2004. DOI https://doi.org/10.3917/puf.aula.2004.01

AULAGNIER, P. Les destins du plaisir. Paris: PUF, 1984.

BENJAMIM, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas, ensaios sobre literatura e história da cultura. v. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012 [1936]. p. 213-241.

BENSLAMA, F. La question du contre-transfert dans la recherche. In: REVAULT D’ALLONES, C. et al. (org). La démarche clinique en sciences humaines. Paris : Dunod, 1989. p. 139-153

BENVENISTE, É. Problemas de Lingüística Geral. v.1. Campinas, SP: Pontes, 1976 [1966].

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, jan.-abr, 2002. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

BUXBAUM, E. Transference and Group Formation in Children and Adolescents. The Psychoanalytic Study of the Child, v. 1, p. 351-365, 1945. DOI https://doi.org/10.1080/00797308.1945.11823142

CORACINI, M.J. A abordagem reflexiva na formação do professor de língua. In: CORACINI, M.J.; BERTOLDO, E. S. (org.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre/na sala de aula (língua materna/estrangeira). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 305-327.

DUBOIS, A. Des premières monographies du courant psychanalytique de la pédagogie institutionnelle à la formation des enseignants du second degré aujourd’hui. 2011. 365 f. Thèse (Doctorat en Sciences de l’éducation). Département de Sciences de l’éducation. Université Paris Ouest Nanterre La Défense, 2011.

FERENCZI, S. Psychanalyse et Pédagogie. In: FERENCZI, S. L’enfant dans l’adulte. Paris: Payot, 2006 [1908]. p. 29-39.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V. Trad.: Elisa Monteiro e Inês D. Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004 [1983]. p. 144-162.

FREUD, S. Sur la psychologie du lycéen. In: FREUD, S. Résultats, idées, problèmes. 1890-1920. 4.ed. v.1. Paris: PUF, 1991 [1914]. p. 227-231.

FREUD, S. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos. (1914-1916). Trad. e notas Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 [1915].

FREUD, S. Métapsychologie. Paris: Gallimard, 2006 [1915].

FREUD, S. Uma dificuldade da psicanálise. In: FREUD, S. História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Tradução e notas Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 [1917]. p. 240-252.

GAVARINI, L. L’objet de la clinique d’orientation psychanalytique en institution. In: MONCEAU, G. (org.). L’analyse institutionnelle des pratiques. Une socio-clinique des tourments institutionnels au Brésil et en France. Paris: L’Harmattan, 2012. p. 37-55.

GAVARINI, L. L’institution des sujets : essai de dépassement du dualisme et de l’influence du néolibéralisme dans les sciences humaines. Revista do Departamento de Psicologia UFF, 17 (1), p.11-28, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000100002. Acesso em: 15 ago. 2021. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000100002

GEFFARD, P. ; DUBOIS, A. Pédagogie. In: VANDEVELDE-ROUGALE, A. et al. (org.). Dictionnaire de sociologie clinique. Toulouse: Érès, 2019. p. 466-470. DOI DOI https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000100002

GEFFARD, P. À propos de l’usage du terme « dispositif » dans la revue Cliopsy. Cliopsy, n. 21, p. 63-77, 2019. DOI https://doi.org/10.3917/cliop.021.0063

GEFFARD, P. Expériences de groupes en pédagogie institutionnelle. Paris: L’Harmattan, 2018a.

GEFFARD, P. Une expérience de dispositif « TFPI » en formation d’enseignants. In: LAFITTE, P-J. (org.) Coopération, éducation, formation : la pédagogie Freinet face aux défis du XXIe siécle. Année de la recherche en sciences de l’éducation. Paris, FR: L’Hamattan, 2018. p. 203-213.

GEFFARD, P. Glossaire Techniques Freinet Pédagogie Institutionnelle (T.F.P.I.). Cliopsy, n.14, p. 117- 124, 2015. Disponível em : https://www.cairn.info/revue-cliopsy-2015-2-page-117.htm . Acesso em: 15 ago.2021. DOI https://doi.org/10.3917/cliop.014.0117

GLADY, M. Langage, société et clinique. In: VANDEVELDE-ROUGALE, A. et al. Dictionnaire de sociologie clinique. Toulouse : Érès, 2019. p. 397-400. DOI https://doi.org/10.3917/eres.vande.2019.01.0397

IMBERT, F. L’inconscient dans la classe. Transferts et contre-transferts. Paris: E.S.F., 1996.

KAËS, R. L’institution et les institutions : Études psychanalytiques. Paris: Dunod, 2003 [1987].

KAËS, R.; ANZIEU, D. Chronique d'un groupe. Paris: Dunod, 1976.

LACAN, J. Le Séminaire, Livre XVII. L’envers de la psychanalyse. Paris: Le Seuil, 1985 [1968-69].

LACAN, J. Le séminaire, livre VII. L’éthique de la psychanalyse. Paris: Le Seuil, 1986 [1959-60].

Lacan, J. Posição do inconsciente. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998 [1960]. p. 843-864.

LACAN, J. Le séminaire, Livre VII. Paris; Le Seuil, coll. « Champ freudien », 1990 [1960-61].

LACAN, J. Le séminaire livre VIII: le transfert. Paris: Le Seuil, 1991 [1960-61].

LACAN, J. L’étourdit. In: LACAN, J. Autres écrits. Paris: Le Seuil. 2001 [1972]. p. 449-496.

LAFFITTE, R. Mémento de pédagogie institutionnelle: Faire de la classe en milieu éducatif. Nîmes: Champ social, 1999.

LAPLANCHE, J.-B. ; PONTALIS, J. Vocabulaire de la psychanalyse. Paris: PUF, 1967.

LEBRUN, J-P. A perversão comum: viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Campo Matêmico, 2008.

LEVI-STRAUSS, C. Introduction à l’œuvre de Marcel Mauss. Paris: PUF, 1968.

LEVINAS, E. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. La Haye: Martinus Nijhoff, 1974. DOI https://doi.org/10.1007/978-94-015-1111-7

LOURAU, R. L’analyse institutionnelle. Paris: Éditions de Minuit, 1970.

MANNONI, M. Amour, haine, séparation. Renouer avec la langue perdue de l’enfance. Paris: Denoël, 1993.

MICHAUD, G. La Borde...un pari nécessaire. De la notion d’institution à la psychothérapie institutionnelle. Paris: Bordas, 1977.

MiLHAUD-CAPPE, D. Freud et le mouvement de pédagogie psychanalytique. 1908-1937. Paris: Vrin, 2007.

OURY, J. La psychothérapie institutionnelle de Saint-Alban à La Borde. Paris: Éditions d’une, 2016. DOI https://doi.org/10.3917/chaso.ouryj.2001.01

OURY, J. Psychiatrie et psychothérapie institutionnelle. Nîmes: Champ social, 2001.

OURY, F. Transferts, transports, déplacements et résurgences. In: POCHET, C. ; OURY, F. ; OURY, J. « L’année dernière j’étais mort… » signé Miloud. Nîmes: Champ social, 1997. p. 115-131.

OURY, F. ; VASQUEZ, A. Vers une pédagogie institutionnelle. Paris: Maspero, 1982 [1967].

SCHÖN, D. A. Educating the reflective practitioner. San Francisco, CA: Jossey-Bass Publishers, 1987.

SMYTH, J. Teachers work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v.29, n.2, p. 267-300, 1992. DOI https://doi.org/10.3102/00028312029002268

TAVARES, C. N. V. Identidades itine(r)rantes: o (des)contínuo (des)apropriar-se da posição de professor de língua estrangeira. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2010.

TAVARES, C. N. V.; LIMA, N.L. Lógicas discursivas na relação com o saber em práticas discursivo-pedagógicas de ensino-aprendizagem de línguas. In: DEUS, J.; SANTOS, J.S. (org.). Análise do discurso em perspectivas. Campinas, SP: Pontes, 2022. (no prelo)

TOSQUELLES, F. Désir et institution. Recherches, n.11, p. 7-21, 1973.

TOSQUELLES, F. Éducation et psychothérapie institutionnelle. Nîmes: Champ social, 2006 [1984]. DOI https://doi.org/10.3917/chaso.tosqu.2006.01

VASQUEZ, A. Contribution à l’étude des relations humaines dans la classe. Étude des classes primaires actives françaises. Pédagogie Institutionnelle. 379 fls. Thèse (Doctorat de psychologie), Université de la Sorbonne, Paris, 1966.

ZEICHNER, K.; LISTON, D. Reflective teaching. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1996.

Downloads

Publicado

06.01.2022

Como Citar

GEFFARD, P. .; TAVARES, C. N. V. Manejos subjetivos na formação de professores: conversações sobre as contribuições da pedagogia institucional. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 298–326, 2022. DOI: 10.14393/DL49-v16n1a2022-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/63595. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Entrevista