Manejos subjetivos na formação de professores

conversações sobre as contribuições da pedagogia institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL49-v16n1a2022-11

Palavras-chave:

Pedagogia institucional, Estudos discursivos, Formação de professores, Subjetividade

Resumo

Desenvolvida na França entre 1950 e 1960 por pedagogos, psiquiatras e psicanalistas, a pedagogia institucional aposta nas trocas e nas mediações em grupo e na noção de coletivo, promovendo atividades e dinâmicas diversas para desencadear a reciprocidade e acirrar a dialogicidade na criação de saídas de conflitos e impasses no ambiente escolar e de formação. Ainda pouco conhecida no Brasil em seu viés mais atravessado pela psicanálise, essa corrente pedagógica se vale da premissa da divisão subjetiva para discutir questões de ensino-aprendizagem e de formação de professores, dando enfoque particular a situações em que a subjetividade se deixa flagrar nas práticas pedagógicas. Para esse ponto também convergem os estudos discursivos franco-brasileiros, que semelhantemente se deixam afetar pela psicanálise freudo-lacaniana e se interessam pela mesma temática. A entrevista que se segue resultou de uma missão de pesquisa com o Prof. XXXX, na Universidade YYYY, em 2019. Ela materializa um diálogo profícuo entre dois pesquisadores de campos distintos, interessados nos mesmos temas, abordando a importância da prática linguageira nos dispositivos que privilegiam formas de subjetivação na formação de professores e a relação entre linguagem e subjetividade.

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Biografia do Autor

Patrick Geffard, Université Paris 8 Vincennes Saint Denis

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paris Ouest Nanterre La Defénse; Professor e pesquisador na Université Paris 8 Vincennes Saint Denis, França, atuando no nível de graduação e pós-graduação em Ciências da Educação e de Formação; Diretor do laboratório CIRCEFT.

Carla Nunes Vieira Tavares, UFU

Professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Núcleo de Línguas e Literaturas estrangeiras.

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Publicado

06.01.2022

Como Citar

GEFFARD, P. .; TAVARES, C. N. V. Manejos subjetivos na formação de professores: conversações sobre as contribuições da pedagogia institucional. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 298–326, 2022. DOI: 10.14393/DL49-v16n1a2022-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/63595. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Entrevista