Reflexões sobre o ensino das partículas modais alemãs em um curso de extensão
levantamento de necessidades e experiências de estudantes e professoras
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-9Palavras-chave:
Alemão como Língua Adicional, Ensino de partículas modais alemãs, Perspectiva de professoras e estudantesResumo
Este artigo apresenta uma discussão crítica sobre o ensino das Partículas Modais Alemãs (PMs) a partir da perspectiva de professoras e estudantes que participaram de um curso de Extensão oferecido pela Universidade de São Paulo. Apesar de serem essenciais para a interação cotidiana em língua alemã, as PMs raramente são abordadas de forma linguisticamente contextualizada no ensino de alemão como língua adicional (ALA) (Thurmair, 2010; Weydt, 1983; Aquino, 2020). Nesse sentido, o nosso grupo de pesquisa tem se engajado na discussão e divulgação de propostas de abordagens de ensino e aprendizado das PMs, especialmente para o contexto local. Tendo em vista a compreensão acerca das necessidades e conhecimentos de professoras e estudantes brasileiras de ALA, realizamos duas coletas de dados por meio de questionário online, antes e depois do curso de extensão. O resultado desta pesquisa indica a relevância do curso para a sensibilização do tema das PMs, tendo um impacto positivo na formação das participantes, aumentando significativamente sua confiança e segurança no tratamento do tema em sala de aula de ALA. Considerando a carência de propostas baseadas em conceitos práticos e teóricos que levem em conta as experiências do nosso público-alvo, este trabalho representa uma contribuição significativa para o ensino das PMs no Brasil.
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