A literatura no ensino de Língua Inglesa

uma abordagem interacionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-2

Palavras-chave:

Literatura, Ensino de Língua Inglesa, Interacionismo

Resumo

Nesta pesquisa dimensionamos o ensino de literatura vinculado ao ensino de línguas, por meio uma formação interacionista, como elemento significativo que permite escolarizar e desenvolver saberes sociais do aluno. Como aporte teórico, revisamos estudos realizados acerca do ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, com ênfase no uso da literatura em contextos escolares, apoiando-nos em Brumfit e Carter (2000), Candido (2011), Collie e Slater (1987), Lazar (1993), Mota (2010), associando-os às teorias de aprendizagem interacionista de línguas adicionais, conforme os estudos de Bruner (1977), Figueiredo (2006), e Vygotsky (2015). Como caminho metodológico, realizamos a coleta de material empírico a partir de questionários aplicados a professores de Língua Inglesa da educação básica de uma cidade no interior do Estado de Goiás. A análise foi fundamentada em métodos qualitativo-interpretativistas, a fim de investigar a interação socioverbal no campo do ensino das línguas. De acordo com os resultados obtidos, afirmamos a validade da literatura no ensino da Língua Inglesa, por ser um material que apresenta potencial para a aplicação de um trabalho sob a vertente interacionista, permitindo ao aluno interagir com a língua-alvo, preconizando uma mediação ampliadora dos conceitos, servindo à construção de saberes linguísticos e proporcionando acesso a bens culturais da humanidade.

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Biografia do Autor

Adria Kezia Lima, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso - MT

Mestra pelo Programa de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG - Regional Jataí). Professora efetiva da área de Letras - Português/Inglês da Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação do Estado do Mato Grosso (Seciteci).

Neuda Alves do Lago, UFG

Doutora em Letras. Professora de Literatura Inglesa na Graduação em Letras da UFG. Professora de Lingüística Aplicada e Literatura do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLL - UFG e Professora de Linguagem e Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - UFJ.

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Publicado

30.01.2024

Como Citar

LIMA, A. K.; LAGO, N. A. do. A literatura no ensino de Língua Inglesa: uma abordagem interacionista. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1802, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/70943. Acesso em: 21 dez. 2024.

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