A literatura no ensino de Língua Inglesa

uma abordagem interacionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-2

Palavras-chave:

Literatura, Ensino de Língua Inglesa, Interacionismo

Resumo

Nesta pesquisa dimensionamos o ensino de literatura vinculado ao ensino de línguas, por meio uma formação interacionista, como elemento significativo que permite escolarizar e desenvolver saberes sociais do aluno. Como aporte teórico, revisamos estudos realizados acerca do ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, com ênfase no uso da literatura em contextos escolares, apoiando-nos em Brumfit e Carter (2000), Candido (2011), Collie e Slater (1987), Lazar (1993), Mota (2010), associando-os às teorias de aprendizagem interacionista de línguas adicionais, conforme os estudos de Bruner (1977), Figueiredo (2006), e Vygotsky (2015). Como caminho metodológico, realizamos a coleta de material empírico a partir de questionários aplicados a professores de Língua Inglesa da educação básica de uma cidade no interior do Estado de Goiás. A análise foi fundamentada em métodos qualitativo-interpretativistas, a fim de investigar a interação socioverbal no campo do ensino das línguas. De acordo com os resultados obtidos, afirmamos a validade da literatura no ensino da Língua Inglesa, por ser um material que apresenta potencial para a aplicação de um trabalho sob a vertente interacionista, permitindo ao aluno interagir com a língua-alvo, preconizando uma mediação ampliadora dos conceitos, servindo à construção de saberes linguísticos e proporcionando acesso a bens culturais da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adria Kezia Lima, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso - MT

Mestra pelo Programa de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG - Regional Jataí). Professora efetiva da área de Letras - Português/Inglês da Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação do Estado do Mato Grosso (Seciteci).

Neuda Alves do Lago, UFG

Doutora em Letras. Professora de Literatura Inglesa na Graduação em Letras da UFG. Professora de Lingüística Aplicada e Literatura do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLL - UFG e Professora de Linguagem e Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - UFJ.

Referências

AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

ATAÍDE, D. A leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: desencontros entre teoria e prática. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 118-137, 2016. DOI https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.45737

BABAEE, R.; YAHYA, W. R. Significance of literature in foreign language teaching. International Education Studies, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 80-85, 2014. DOI https://doi.org/10.5539/ies.v7n4p80

BLOOM, H. Como e porquê ler. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

BRUMFIT, C. J.; CARTER, R. A. Literature and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000.

BRUNER, J. S. The process of education. Cambridge: Harvard University Press, 1977.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 235-263.

COLLIE, J.; SLATER, S. Literature in the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

CORCHS, M. O Uso de Textos Literários no Ensino de Língua Inglesa. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE. 2006.

DE GRANDE, P. B. O pesquisador interpretativo e a postura ética em pesquisas em Linguística Aplicada. Eletras, Curitiba, v. 23, n. 23, p. 11-27, dez. 2011.

DUFF, A.; MALEY, A. Literature. Oxford: Oxford University Press, 2003.

FIGUEIREDO, F. A aprendizagem colaborativa de línguas: algumas considerações conceituais e terminológicas. In: FIGUEIREDO, F. (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiânia: Editora da UFG, 2006.

LANGER, J. A. A Response-Based Approach to Reading literature. Language Arts, v. 71, n.3, p. 203, Albany, 1994.

LAZAR, G. Literature and language teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511733048

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra - DC Luzzatto, 1996.

LIMA, A. K. C. Literatura no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa: formação da consciência linguística e crítica. Dissertação (Mestrado) - Adria Kezia Campos Lima. - 2020. 174 f. - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação, Jataí, 2020. DOI https://doi.org/10.29327/67088-5

MCGEE, S. J. Analyzing literature: a guide for students. Salina: Longman, 2001.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

MOREIRA, M. A. Linguagem e aprendizagem significativa. Conferência de Encerramento do IV Encontro Internacional Sobre Aprendizagem Significativa. Maragogi: 8 a 12 de setembro de 2003. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/linguagem.pdf. Acesso em: 07 out. 2019.

MOTA, F. Literatura e(em) ensino de Língua Estrangeira. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 2, n. 1, p. 101-111, jan./jun. 2010.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

WIDDOWSON, H. O Ensino das línguas para a comunicação. São Paulo: Pontes, 2005.

YAMAKAWA, A. Ensino de língua inglesa: o papel do texto literário na formação do leitor. In: FERNANDES, M. L. S; ALVES F. E; COQUEIRO W. S, ANDRÉ W. (org.). Anais do I Encontro de diálogos literários: um olhar para além das fronteiras, Campo Mourão, p. 173-193, 2013. Disponível em: https://dialogosliterarios.files.wordpress.com/2013/06/anais1c2baencontrodedialogosliterarios.pdf. Acesso em: 4 jul. 2018.

Downloads

Publicado

30.01.2024

Como Citar

LIMA, A. K.; LAGO, N. A. do. A literatura no ensino de Língua Inglesa: uma abordagem interacionista. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1802, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/70943. Acesso em: 15 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.