Ensino de alemão com foco decolonial

uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-9

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Interdisciplinar, Decolonialidade, Ensino de Alemão como Língua Adicional, Elaboração de materiais didáticos

Resumo

Com base nos pressupostos da linguística aplicada indisciplinar e, a partir de uma perspectiva decolonial, o presente trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir propostas de atividades elaboradas para um material didático de ensino de alemão como língua adicional. Esse material vem sendo desenvolvido no âmbito de um projeto interinstitucional, o projeto Zeitgeist, que visa discutir e propor um livro didático de alemão específico para o contexto acadêmico. Nesse sentido, para além da descrição das atividades em si, também serão apresentados o contexto de produção do livro e seus princípios orientadores. A proposta deste trabalho, assim como do projeto Zeitgeist, é o de refletir e atuar de maneira prática sobre o ensino e aprendizagem e a pesquisa do alemão como língua adicional em uma perspectiva pluricêntrica, focando especialmente no contexto acadêmico de formação autodirigida de professoras e pesquisadoras de alemão no Brasil. A análise realizada aponta que as atividades enfatizam questões relevantes dentro de práticas sociais contextualizadas permitindo, portanto, que professoras e estudantes se reconheçam no material e possam desenvolver um aprendizado crítico em língua alemã.

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Biografia do Autor

Marceli Aquino, USP

Universidade de São Paulo.

Mergenfel Vaz Ferreira, UFRJ

UFRJ

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Publicado

02.01.2023

Como Citar

AQUINO, M.; FERREIRA, M. V. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1709, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/66610. Acesso em: 3 dez. 2024.