Ensino de alemão com foco decolonial
uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-9Palavras-chave:
Linguística Aplicada Interdisciplinar, Decolonialidade, Ensino de Alemão como Língua Adicional, Elaboração de materiais didáticosResumo
Com base nos pressupostos da linguística aplicada indisciplinar e, a partir de uma perspectiva decolonial, o presente trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir propostas de atividades elaboradas para um material didático de ensino de alemão como língua adicional. Esse material vem sendo desenvolvido no âmbito de um projeto interinstitucional, o projeto Zeitgeist, que visa discutir e propor um livro didático de alemão específico para o contexto acadêmico. Nesse sentido, para além da descrição das atividades em si, também serão apresentados o contexto de produção do livro e seus princípios orientadores. A proposta deste trabalho, assim como do projeto Zeitgeist, é o de refletir e atuar de maneira prática sobre o ensino e aprendizagem e a pesquisa do alemão como língua adicional em uma perspectiva pluricêntrica, focando especialmente no contexto acadêmico de formação autodirigida de professoras e pesquisadoras de alemão no Brasil. A análise realizada aponta que as atividades enfatizam questões relevantes dentro de práticas sociais contextualizadas permitindo, portanto, que professoras e estudantes se reconheçam no material e possam desenvolver um aprendizado crítico em língua alemã.
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