Formação de professores de inglês em contexto extensionista

olhares autoetnográficos decoloniais em diálogo com os estudos de letramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-40

Palavras-chave:

Formação de professores de inglês, Extensão universitária, Autoetnografia, Decolonialidade, Letramentos

Resumo

Estudantes de licenciatura no Brasil têm focado, em seus cursos, nas disciplinas da graduação. Alguns desenvolvem pesquisas, outros participam em atividades de extensão ofertadas. Porém, poucos atuam na extensão preparando e desenvolvendo a sua oferta para a comunidade externa. Poucos também são os trabalhos que registram práticas de pesquisa nesse contexto extensionista. Levando em conta essa lacuna é que o presente artigo, cujo foco está em cursos de formação de professores de inglês, objetiva discutir alguns dos efeitos da formação docente que se dá em contexto extensionista. Trata-se de um trabalho autoetnográfico de pesquisa no qual as duas autoras refletem sobre aprendizados proporcionados pela experiência extensionista, a partir de olhares decoloniais em diálogo com os estudos de letramentos. Os resultados apontam para uma formação de professores de inglês mais ampla e conectada com o fazer docente, quando atividades extensionistas são parte da formação docente.

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Biografia do Autor

Nayara Stefanie Mandarino Silva, UFPR

Mestranda em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ana Karina de Oliveira Nascimento, UFS

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), sendo bolsista CNPq de doutorado no Brasil. Professora efetiva da UFS (Departamento de Letras Estrangeiras). 

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Publicado

18.09.2023

Como Citar

MANDARINO SILVA, N. S.; NASCIMENTO, A. K. de O. Formação de professores de inglês em contexto extensionista: olhares autoetnográficos decoloniais em diálogo com os estudos de letramentos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1740, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-40. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/68939. Acesso em: 22 dez. 2024.

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