A relação entre leitura e produção textual na universidade
aspectos referentes à intersubjetividade
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL33-v12n1a2018-25Palabras clave:
Ensino de língua portuguesa, Enunciação, Leitura e escritaResumen
Este artigo tem por objetivo investigar a hipótese de que a experiência com uma leitura que considera a instância enunciativa da intersubjetividade como produtora de sentidos acarreta mudanças na relação do aluno com seu ato de escrita. Tal hipótese pode ser verificada a partir de relatos de alunos universitários de pós-graduação. Para isso, inicialmente verifica-se que espaço ocupa o texto no ensino de língua portuguesa no Brasil e explicita-se uma breve noção de texto. Em seguida, apresenta-se o Programa de Apoio à Graduação – Língua Portuguesa (PAG-LP), foco das análises, e exemplificam-se suas atividades. Na sequência, expõe-se o referencial teórico, fundado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Posteriormente, faz-se a contextualização do corpus. Por fim, realiza-se a análise do corpus, formado por recortes de falas de alunos de pós-graduação do PAG-LP. Conclui-se que um trabalho de leitura que explore os elementos ligados à intersubjetividade faz com que haja mudanças na relação do aluno com sua escrita, confirmando a hipótese inicial.Descargas
Métricas
Citas
ABREU, S. A redação do vestibular: apenas o primeiro texto. In: ______ (org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.
______ . Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1995.
COLLISCHONN, G. A descrição a serviço da argumentação: redação CV/2008. In: ABREU, S. (Org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
CREMONESE, L. E. Bases epistemológicas para a elaboração de um dicionário de Linguística da Enunciação. Dissertação de mestrado, UFRGS, Porto Alegre, 2007.
______ . Escrita e autoria: a busca pelo eu em produção textual. In: ABREU, S. (Org.). Reflexões linguísticas e redação no vestibular. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
______ . Um olhar enunciativo sobre a relação entre leitura e produção textual na universidade. Tese de doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2014.
FLORES, V. do N. Por que gosto de Benveniste? (Um ensaio sobre a singularidade do homem na língua). Letras de Hoje (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 217-230, 2004.
FLORES, V. do N.; ENDRUWEIT, M.L. A gramática, o texto e a semantização da língua: a forma em busca do sentido. In: COMISSÃO Permanente de Seleção (COPERSE) (org.). Redação instrumental: concurso vestibular 2004. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 69-89.
GUEDES, P. C. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola, 2009.
ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
KNACK, C. Texto e enunciação: as modalidades falada e escrita como instâncias de investigação. Dissertação de mestrado, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Apresentação de Paulo Coimbra Guedes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MIELITZ NETTO, C. G. A. Desabafo. In: ABREU, S. (Org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NORMAND, C. Convite à linguística. Tradução de: Cristina de Campos Velho Birck et al. São Paulo: Contexto, 2009.
RANGEL, E. de F. M. A divulgação do conhecimento científico sob uma perspectiva enunciativa. Dissertação de mestrado, Porto Alegre, UFRGS, 2005.
SANSEVERINO, A. M. V. Machado de Assis nas redações. In: ABREU, S. (org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
SEBEN, P.; FRIZON, M. O Naziazeno da redação da UFRGS e o ensino matemático de literatura. In: ABREU, S. (org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
SILVA, C. L. da C. A instauração da criança na linguagem: princípios para uma teoria enunciativa em aquisição da linguagem. Tese de doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.