O autor de livros didáticos e o professor de língua materna em paratextos editoriais (1936-1962)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-30

Palavras-chave:

Livros didáticos, Paratextos editoriais, Formação de professores

Resumo

Neste artigo, investigo os modos que a Companhia Editora Nacional encontrou para participar das discussões sobre a formação de professores entre os anos 1930 e 1960, momento em que, no Brasil, se institucionalizavam tanto o ensino secundário quanto o superior. Parto da hipótese de que, ao apresentar autores de livros didáticos de português por meio de recursos gráfico-linguísticos dotados de força ilocucionária, a editora instaurava, também, representações do professor modelar de língua materna. Meu objetivo é, portanto, analisar e descrever os paratextos editoriais destinados à apresentação dos autores dos livros didáticos e, estabelecer, a partir deles, possíveis representações do professor modelar. O material compreende quatro livros que, no período investigado, tiveram destaque no meio educacional: Compêndio de língua portuguesa e Manual de língua portuguesa, de Artur de Almeida Torres; e Português para o ginásio e Português para o colégio, de José Cretella Júnior. Como arcabouço teórico, recorro a uma abordagem discursiva de linha francesa, que reconhece, na produção de sentido no discurso e na história, o caráter de prática social das semioses e, por essa via, a performatividade generalizada da linguagem. A metodologia consiste na descrição dos paratextos seguida da análise dos atos de linguagem realizados por meio deles no curso do debate sobre a formação docente. Os resultados obtidos mostram que, ao apresentar seus autores, a Nacional ora delimitou um conjunto seleto de professores autodidatas, legitimados por instituições de ensino tradicionais e grupos intelectuais; ora reclamou a necessidade de professores licenciados e concursados, legitimados por instâncias oficiais e burocráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristian Henrique Imbruniz, USP

Doutorando no programa de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP/Brasil) e pesquisador convidado no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales, (EHESS/França).

Referências

AUSTIN, J. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.

CHACON, L. Reflexões sobre o ensino/aprendizagem do português do Brasil para estudantes universitários estrangeiros. Trab. ling. apl. v. 22, p. 55-61, 1993. Disponível em: https://bit.ly/3Pp70GY. Acesso em: 22 jun. 2023.

CORRÊA, M. Letramentos em perspectiva histórica: do império da escrita aos sonhos do pós-pandemia. Muiraquitã, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2020. DOI https://doi.org/10.29327/210932.1.1-2

CORRÊA, M. O modo heterogêneo da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CRETELLA, J. Concursos de latim. Atualidades pedagógicas, ano 3, n. 18, p. 2-3, 1952.

CRETELLA, J. Concursos de português. Atualidades pedagógicas, ano 4, n. 19, 1953. p. 1-5.

CRETELLA, J. Português para o colégio: primeiro ano. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955.

CRETELLA, J. Português para o colégio: segundo ano. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953.

CRETELLA, J. Português para o ginásio: terceira e quarta séries. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1948.

BOMENY, H. Reformas educacionais. In: ABREU, A. (org.). Dicionário histórico-biográfico da primeira república (1889-1930). Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, 2015. p. 7559-7571.

DUTRA, E. Companhia Editora Nacional: tradição editorial e cultura nacional. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE LIVRO E HISTÓRIA EDITORIAL, 1., 2004, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFF/LIHED/FCRB, 2004. p. 1-22. Disponível em: https://bit.ly/3qukep7. Acesso em: 14 jan. 2022.

FERREIRA, J. (org.). Ênio da Silveira. São Paulo: Edusp/Com-Arte, 2003.

FERREIRA, F. O sonho americano de Monteiro Lobato: relações Brasil-EUA na obra do escritor. 2019. 203 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. DOI

FREITAS, M.; BICCAS, M. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2008.

GENETTE, G. Paratextos editoriais. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

HAIDAR, M. O ensino secundário no Brasil Império. São Paulo: EdUSP, 2008.

INQUÉRITO. Deve o latim ser conservado nos currículos do curso secundário? Atualidades pedagógicas, ano 1, n. 1, p. 24, 1950.

LOBATO, M. América. Rio de Janeiro: Globo, 2009.

MAGALHÃES, L. Estudo do projeto “Pontos essenciais para uma reforma eficiente do ensino secundário” (24-3-36). f. 1-10. Disponível em: https://bit.ly/3HU2Lgr. Acesso em: 25 nov. 2021.

MENDONÇA, A. Universidade e formação de professores: uma perspectiva histórica. Cad. Pesq., n. 90, p. 36-44, 1994. Disponível em: https://bit.ly/3EbotuO. Acesso em: 13 abr. 2022.

NAGLE, J. Educação e sociedade na primeira república. São Paulo: Edusp, 2009.

OS DEBATES SOBRE… Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano XXXVI, n. 13.016, p. 3, 17 abr. 1937. Disponível em: https://bit.ly/43w49AG. Acesso em: 17 abr. 2023.

PONTOS essenciaes para uma reforma eficiente do ensino secundario. GC g 1936.03.24/01. f 39-54. Disponível em: https://bit.ly/3G1kq3U. Acesso em: 29 nov. 2021.

SARTI, R.; RAMOS, P. Três mais um, quatro do quatro e a história da formação de professores no Brasil. Debates em educação, v. 13, n. esp., p. 471-491, 2021. DOI https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp471-491

SCHWARTZMAN, S.; BOMENY, H.; COSTA, V. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra/FGV, 2000.

SOUZA, R. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

TOLEDO, M. A Companhia Editora Nacional e a política de editar coleções: entre a formação do leitor e o mercado de livros. In: BRAGANÇA, A.; ABREU, M. (org.). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Unesp, 2010. p. 139-156.

TOLEDO, M. Coleção Atualidades pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial (1931-1981). 2001. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.

TOLEDO, M. O ensino médio no Brasil: uma história de suas finalidades, modelos e a sua reforma atual. In: TOLEDO, M.; MACHADO, A. Golpes na história e na escola: Brasil e América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez/ANPUH, 2017. p. 178-198.

TOLEDO, M. Política editorial de traduções: John Dewey na Coleção Cultura, Sociedade e Educação, dirigida por Anísio Teixeira. Educ. Pesqui., v. 4, e171567, 2018. DOI https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171567

TORRES, A. Compêndio de língua portuguesa: literatura para a 5ª série ginasial. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1941.

TORRES, A. Compêndio de língua portuguesa: literatura para a 5ª série ginasial. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937.

TORRES, A. Manual de língua portuguesa: primeiro ano dos cursos clássico e científico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1951.

TORRES, A. Manual de língua portuguesa: para a segunda série dos cursos clássico e científico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1945.

Downloads

Publicado

06.07.2023

Como Citar

IMBRUNIZ, C. H. O autor de livros didáticos e o professor de língua materna em paratextos editoriais (1936-1962). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1730, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-30. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/69150. Acesso em: 3 dez. 2024.