Estudo de resenhas no ensino superior à luz da perspectiva do estilo dos gêneros
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-4Palavras-chave:
Gêneros acadêmicos, Resenha, Estilo do gêneroResumo
Este artigo parte da problemática do ensino de gêneros acadêmicos no ensino superior, especificamente na abordagem do gênero resenha. Fazemos uma análise do gênero resenha em contexto de entretenimento midiático e no contexto acadêmico, a partir de três exemplares de cada um. Em seguida, mostramos uma proposta didática de abordagem das resenhas no ensino superior nos apoiando em resultados da primeira análise e utilizando a experiência vivenciada em uma disciplina de introdução à pesquisa científica de uma universidade federal, em que esse gênero integra a ementa. Para a análise do gênero resenha, aplicamos a metodologia de análise discursiva do estilo do gênero, associando o percurso metodológico da semiótica francesa aos estudos de gênero de Bakhtin. Essa relação é considerada proveitosa teoricamente para os estudos do estilo do gênero, que levam em conta a recorrência de um modo de ser de um determinado gênero em suas várias realizações. A sistematização dos resultados mostra que os estudos do estilo do gênero podem contribuir na melhor compreensão dos gêneros discursivos, já que permitem depreender seu modo próprio de construção e circulação em cada esfera de comunicação. A comparação de um mesmo gênero (resenha) em contextos diferentes – midiático e acadêmico – pode facilitar a abordagem em sala de aula e propiciar uma interação que vá do mais informal ao mais formal, acompanhando a orientação do gênero nos dois contextos. Com esta pesquisa, relacionamos resultados de pesquisas teóricas a aplicações práticas, buscando contribuições para o ensino superior.
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