Entrevista com Maria José B. Finatto sobre Terminologia, Humanidades Digitais e Acessibilidade Textual e Terminológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-8Palavras-chave:
Terminologia, Linguística de Corpus, Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT), Humanidades digitais, Linguagem Técnico-CientíficaResumo
Nesta entrevista, a renomada pesquisadora Maria José B. Finatto, professora de Linguística, explora diversos temas, como a Filologia, a carreira acadêmica em Letras, a Terminologia, a Acessibilidade Textual e Terminológica, e as Humanidades Digitais. Durante o diálogo, são discutidos temas como a evolução da Terminologia, o impacto da Linguística de Corpus e as atuais perspectivas nas Humanidades Digitais. A abordagem da professora Finatto em relação à Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT) é particularmente notável, destacando os desafios e contribuições significativas para a promoção de práticas comunicativas inclusivas. Essa entrevista oferece uma visão valiosa sobre a interseção entre Linguística, Terminologia, acessibilidade e as transformações digitais, sendo uma fonte essencial para acadêmicos e estudantes interessados em linguagem técnico-científica e acessibilidade textual.
Downloads
Métricas
Referências
FINATTO, M. J. B.; KRIEGER, M. G. Introdução à Terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004, 223p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcio Issamu Yamamoto, Maria José Bocorny Finatto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.