Entrevista com Maria José B. Finatto sobre Terminologia, Humanidades Digitais e Acessibilidade Textual e Terminológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-8

Palavras-chave:

Terminologia, Linguística de Corpus, Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT), Humanidades digitais, Linguagem Técnico-Científica

Resumo

Nesta entrevista, a renomada pesquisadora Maria José B. Finatto, professora de Linguística, explora diversos temas, como a Filologia, a carreira acadêmica em Letras, a Terminologia, a Acessibilidade Textual e Terminológica, e as Humanidades Digitais. Durante o diálogo, são discutidos temas como a evolução da Terminologia, o impacto da Linguística de Corpus e as atuais perspectivas nas Humanidades Digitais. A abordagem da professora Finatto em relação à Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT) é particularmente notável, destacando os desafios e contribuições significativas para a promoção de práticas comunicativas inclusivas. Essa entrevista oferece uma visão valiosa sobre a interseção entre Linguística, Terminologia, acessibilidade e as transformações digitais, sendo uma fonte essencial para acadêmicos e estudantes interessados em linguagem técnico-científica e acessibilidade textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Issamu Yamamoto, UFJ

Doutor em Estudos Linguísticos pelo PPGEL/UFU. Professor adjunto de Língua Inglesa na Universidade Federal de Jataí.

Maria José Bocorny Finatto, UFRGS

Doutora em Letras/Estudos da Linguagem pela UFRGS. Docente do PPG-Letras-UFRGS. Pesquisadora PQ do CNPq.

Referências

FINATTO, M. J. B.; KRIEGER, M. G. Introdução à Terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004, 223p.

Downloads

Publicado

22.02.2024

Como Citar

YAMAMOTO, M. I.; FINATTO, M. J. B. Entrevista com Maria José B. Finatto sobre Terminologia, Humanidades Digitais e Acessibilidade Textual e Terminológica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1808, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/72471. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)