Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica é um periódico científico quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Tem como objetivo incentivar à  investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo, como aspiração: a) Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica; b) Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.

Qualis/Capes: Qualis A4 em Educação na avaliação Capes do quadriênio 2017-2020.
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
Ano de fundação: 2017
E-ISSN: 2526-7647 (on-line)
Categorias de submissão: editorial, artigos, biografias, resenhas, entrevistas, dossiês, traduções, resumos de dissertações e teses, documentos, entre outros.
E-mail: revistaobutchenieufu@gmail.com
Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia/ EDUFU
Editora: EDUFU

 

CHAMADA PARA DOSSIÊS - 2023:

O periódico: "Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica" recebe propostas de dossiês temáticos  para 2023. Conferir o texto convite em língua portuguesa e espanhola aqui.

 

 

 

2022: v.6, n.3 (set./dez. 2022)

DOSSIÊ

“Pesquisas e desafios da Teoria Histórico-Cultural na Escola”

Publicado: 2022-11-29

Expediente

Equipe Editorial

s/p

Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD)

diálogo com Bronislav Alexandrovich Zeltserman

Bronislav Alexandrovich Zeltserman, Roberto Valdés Puentes, Andréa Maturano Longarezi

657-684

Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD)

diálogo com Gloria Fariñas León a respeito de P. Ya. Galperin (In Memoriam)

Gloria Fariñas León, Isauro Beltrán Núñez, Olga Carla Espínola da Hora e Souza, Luiz Fernando Pereira

685-711

Ver Todas as Edições