Fundamentos motivacionais da atividade de estudo

Conteúdo do artigo principal

Vladimir V. Repkin

Resumo

O artigo apresenta a tradução e um comentário científico da aula de V. V. Repkin “Fundamentos motivacionais da atividade de estudo” (1997), até então inédita. Analisa-se a estrutura da motivação da atividade de estudo no âmbito da teoria da aprendizagem desenvolvimental, com ênfase na relação entre necessidade, motivo e interesse como formação de sentido. Demonstra-se que a atividade de estudo não se constitui diretamente a partir da necessidade cognitiva, mas emerge no processo de transformação da necessidade do sujeito em seu próprio desenvolvimento. Nesse contexto, o interesse é analisado como uma forma específica de manifestação dessa necessidade, assegurando a passagem de uma motivação externa para uma motivação interna. Argumenta-se que o interesse, na estrutura da atividade de estudo, não se reduz a um fenômeno cognitivo, mas atua como forma de vivência do sentido da atividade, integrando dimensões cognitivas, práticas e emocionais. Assim, a atividade de estudo é compreendida como um espaço de constituição do sujeito, no qual o desenvolvimento assume o caráter de auto-transformação.

Detalhes do artigo

Seção

VARIA/VARIES

Como Citar

Repkin, V. V. (2026). Fundamentos motivacionais da atividade de estudo. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 10(Contínua), e2026-02. https://doi.org/10.14393/OBv10.e2026-02

Referências

DAVYDOV, V. V. Teoria da aprendizagem coletiva desenvolvimental. Moscou: Intor, 1996.

DUSAVITSKY, A. K.; REPKIN, V. V. A investigação do interesse cognoscitivo na atividade de estudo. In: PUENTES, R. V. (Org.). Ensino desenvolvimental: antologia. Uberlândia: EDUFU, 2019.

ELKONIN, D. B. Obras psicológicas escolhidas. Moscou: Pedagogika, 1989.

ELKONIN, D. B. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

LEONTIEV, A. N. Activity, Consciousness, and Personality. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1978.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978; São Paulo: Ícone, 2004.

REPKIN, V. V. O conceito de atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G.C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 312–322.

REPKIN, V. V. Estrutura da atividade de estudo. In: Teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G.C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 323–330.

RUBINSTEIN, S. L. Foundations of General Psychology. São Petersburgo: Piter, 2002.