A relação entre leitura e produção textual na universidade
aspectos referentes à intersubjetividade
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL33-v12n1a2018-25Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa, Enunciação, Leitura e escritaResumo
Este artigo tem por objetivo investigar a hipótese de que a experiência com uma leitura que considera a instância enunciativa da intersubjetividade como produtora de sentidos acarreta mudanças na relação do aluno com seu ato de escrita. Tal hipótese pode ser verificada a partir de relatos de alunos universitários de pós-graduação. Para isso, inicialmente verifica-se que espaço ocupa o texto no ensino de língua portuguesa no Brasil e explicita-se uma breve noção de texto. Em seguida, apresenta-se o Programa de Apoio à Graduação – Língua Portuguesa (PAG-LP), foco das análises, e exemplificam-se suas atividades. Na sequência, expõe-se o referencial teórico, fundado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Posteriormente, faz-se a contextualização do corpus. Por fim, realiza-se a análise do corpus, formado por recortes de falas de alunos de pós-graduação do PAG-LP. Conclui-se que um trabalho de leitura que explore os elementos ligados à intersubjetividade faz com que haja mudanças na relação do aluno com sua escrita, confirmando a hipótese inicial.Downloads
Métricas
Referências
ABREU, S. A redação do vestibular: apenas o primeiro texto. In: ______ (org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.
______ . Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1995.
COLLISCHONN, G. A descrição a serviço da argumentação: redação CV/2008. In: ABREU, S. (Org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
CREMONESE, L. E. Bases epistemológicas para a elaboração de um dicionário de Linguística da Enunciação. Dissertação de mestrado, UFRGS, Porto Alegre, 2007.
______ . Escrita e autoria: a busca pelo eu em produção textual. In: ABREU, S. (Org.). Reflexões linguísticas e redação no vestibular. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
______ . Um olhar enunciativo sobre a relação entre leitura e produção textual na universidade. Tese de doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2014.
FLORES, V. do N. Por que gosto de Benveniste? (Um ensaio sobre a singularidade do homem na língua). Letras de Hoje (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 217-230, 2004.
FLORES, V. do N.; ENDRUWEIT, M.L. A gramática, o texto e a semantização da língua: a forma em busca do sentido. In: COMISSÃO Permanente de Seleção (COPERSE) (org.). Redação instrumental: concurso vestibular 2004. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 69-89.
GUEDES, P. C. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola, 2009.
ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
KNACK, C. Texto e enunciação: as modalidades falada e escrita como instâncias de investigação. Dissertação de mestrado, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Apresentação de Paulo Coimbra Guedes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MIELITZ NETTO, C. G. A. Desabafo. In: ABREU, S. (Org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NORMAND, C. Convite à linguística. Tradução de: Cristina de Campos Velho Birck et al. São Paulo: Contexto, 2009.
RANGEL, E. de F. M. A divulgação do conhecimento científico sob uma perspectiva enunciativa. Dissertação de mestrado, Porto Alegre, UFRGS, 2005.
SANSEVERINO, A. M. V. Machado de Assis nas redações. In: ABREU, S. (org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
SEBEN, P.; FRIZON, M. O Naziazeno da redação da UFRGS e o ensino matemático de literatura. In: ABREU, S. (org.). A redação no vestibular: do leitor ao produtor de texto. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
SILVA, C. L. da C. A instauração da criança na linguagem: princípios para uma teoria enunciativa em aquisição da linguagem. Tese de doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.