Paisagens Linguísticas

ideologias, discursos e práticas multilingues nos espaços sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL44-v14n4a2020-1

Palavras-chave:

Paisagens Linguísticas

Resumo

Apresentação do número temático Paisagens Linguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sílvia Melo-Pfeifer, Universidade de Hamburgo

SHolds a PhD in Foreign Language Education. She is currently Professor at the Department of Education in the University of Hamburg (Germany).

Maria Célia Lima-Hernandes, Universidade de São Paulo

Professora Titular da Universidade de São Paulo, Pesquisadora CNPq nível 2 . Pesquisadora da sociocultura chinesa, a situação da língua portuguesa e as línguas de herança.

Referências

ANDROUTSOPOULOS, J. Linguistic Landscape-Forschung mit dem Smartphone: Möglichkeiten und Grenzen der Webapplikation LinguaSnappHamburg. In: ZIEGLER, E.; MARTEN, H. F. (ed.). Linguistic Landscapes im deutschsprachigen Kontext. Frankfurt a. Main: Peter Lang, 2020.

ARONIN, L.; Ó LAOIRE, M. The material culture of multilingualism. In: GORTER, D.; MARTEN, H.; VAN MENSEL, L. (ed.). Minority Languages in the Linguistic Landscape. Hampshire: Palgrave, 2012, p. 299-318. DOI https://doi.org/10.1057/9780230360235_17

AUER, P. Sprachliche Landschaften. Die Strukturierung des öffentlichen Raums durch die geschriebene Sprache. In: DEPPERMANN, A.; LINKE, A. (ed.). Sprache intermedial. Stimme und Schrift, Bild und Ton. Berlin/New York: de Gruyter, 2010, p. 271-298. DOI https://doi.org/10.1515/9783110223613.271

AZZARI, E. F. Mobilidade, Paisagens Digitais e Práticas (Trans)Linguísticas. The Especialist, v. 39, n. 2, p. 1-15, 2018. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/esp. Acesso em: 23 jun. 2020. DOI 10.23925/2318-7115.2018v39i2a6

BACKHAUS, P. Linguistic landscapes. A Comparative Study of Urban Multilingualism in Tokio. Clevedon: Multilingual Matters, 2007. DOI https://doi.org/10.21832/9781853599484

BALLWEG, S. Alltagsstrategien zur Rezeption einer Linguistic Landscape und erste Überlegungen zur Förderung im Unterricht. In: BADSTÜBNER-KIZIK, C.; JANÍKOVÁ, V. (ed.). Linguistic Landscape und Fremdsprachendidaktik. Berlin: Peter Lang, 2018, 297-324.

BATISTA, Th. E. P. Globalização em Paisagens Linguísticas e usos de marcadores discursivos: policentricidade, escalas e metapragmática nas práticas linguísticas de jovens urbanos e quilombolas. Dissertação de Mestrado. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2015.

BENSON, P. Linguistic Landscapes 1: Theory and methods. Multilingual Sydney Working Papers 2. Sydney: Macquarie University, 2019. Disponível em: https://www.multilingualsydney.org/

BENSON, P.; CLARKE, N.; HISAMUDDIN, H.; MCINTYRE, A. Linguistic Landscapes 2: The linguistic landscapes of suburban Sydney. Multilingual Sydney Working Papers 3. Sydney: Macquarie University, 2019. Disponível em: https://www.multilingualsydney.org/.

BLOMMAERT, J. Ethnography, Superdiversity and Linguistic Landscapes. Chronicles of Complexity. Bristol: Multilingual Matters, 2013. DOI https://doi.org/10.21832/9781783090419

CAILLIS-BONNET, F. Exploiter le paysage linguistique dans le cadre des programmes scolaires: exemple d’une école bilingue de Perpignan (Catalogne-Nord / Roussillon). In: CORTIER, C.; CAVALLI, M. (ed). Langues régionales/minoritaires dans l’éducation bi-/plurilingue. Langues d’ici, langues d’ailleurs. ECML: Graz, 2013. p. 29-33.

CANDELIER, M. (coord.); CAMILLERI-GRIMA, A.; CASTELLOTTI, V.; DE PIETRO, J.-F.; LÖRINCZ, I.; MEISSNER, F.-J.; SCHRÖDER-SURA, A.; NOGUEROL, A. Framework of reference for pluralistic approaches to languages and cultures. Graz: Conseil de l’Europe, 2007.

CARVALHO, R.; MARQUES, T. A evolução do conceito de paisagem cultural. Revista de Geografia e Ordenamento do Território (GOT). N. 16 (março), p. 81-98, 2019. Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. DOI https://doi.org/10.17127/got/2019.16.004

CENOZ, J.; GORTER, D. The linguistic landscape as an additional source of input in second language acquisition. IRAL, n. 46, p. 267–287, 2008. DOI https://doi.org/10.1515/IRAL.2008.012

CENOZ, J.; GORTER, D. Linguistic Landscape and minority languages. International Journal of Multilingualism, v. 3, n. 1, p. 67-80, 2006. Disponível em: http://depot.knaw.nl/2985/1/20871.pdf. DOI https://doi.org/10.1080/14790710608668386

CHIK, A.; BENSON, Ph. Exploring the Linguistic landscape of Sydney: Digital and physical challenges. Webinar LoCALL project.

CLEMENTE, M.; ANDRADE, A. I.; MARTINS, F. Learning To Read The World, Learning To Look At The Linguistic Landscape: A Study In The First Years Of Formal Education. In: HÉLOT, Ch.; BARNI, M.; JANSSENS R.; BAGNA, C. (Eds.). Linguistic Landscapes, Multilingualism and Social Change. Bern: Peter Lang, 2012. p. 267-285.

CORREA, T. M. Inscrições urbanas: abordagem semiótica. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2016.

DAGENAIS, D.; MOORE, D.; SABATIER, C. Lire la ville. Exploiter le paysage linguistique pour une approche plurilingue intégrée. In: CORTIER, C.; CAVALLI, M. (Eds.). Langues régionales/minoritaires dans l’éducation bi-/plurilingue. Langues d’ici, langues d’ailleurs. ECML: Graz, 2012, p. 25-28.

DAGENAIS, D.; MOORE, D.; SABATIER, C.; LAMARRE, P. ; ARMAND, F. Linguistic Landscapes and Language Awareness. In: SHOHAMY, E. G.; GORTER, D. (ed.). Linguistic landscape: expanding the scenery. London: Routledge, 2009. Disponível em: http://lerc.educ.ubc.ca/fac/norton/Dagenais%20et%20al%20LLandscape.pdf

DALLA VECCHIA, A. Paisagem Linguística como instrumento de políticas linguísticas em uma colônia de imigração suábia/alemã. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 638-650, 2016. DOI https://doi.org/10.21165/el.v45i2.652

DALLA VECCHIA, A.; JUNG, N. M. Paisagem Linguística em um contexto suábio- brasileiro: mobilidade e representação de uma comunidade “germânica”. Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 40, p. 115-128, Jan./Jun 2016. DOI https://doi.org/10.18309/anp.v1i40.1021

DRESSLER, R. Seingeits: promoting bilingualism through the linguistic landscape of school signage. International Journal of Multilingualism, v. 12, n.1, p. 128-145, 2015. DOI https://doi.org/10.1080/14790718.2014.912282

DUNLEVY, D. Linguistic policy and linguistic choice: a study of the Galician linguistic landscape. In: HÉLOT, Ch.; BARNI, M.; JANSSENS R.; BAGNA, C. (ed.). Linguistic Landscapes, Multilingualism and Social Change. Bern: Peter Lang, 2012. p. 53-68.

ELOLA, I.; PRADA, J. Developing critical sociolinguistic awareness through linguistic landscapes in a mixed classroom: the case of Spanish in Texas. In: MALINOWSKI, D.; MAXIM, H.; DUBREIL, S. (ed.). Language Teaching in the Linguistic Landscape: Mobilizing Pedagogy in Public Space. Springer, forthcoming 2020.

FIGUEIREDO, A. R.; PIRES, C. L. Z.; HEIDRICH, A. L. Geografismos e cultura popular. Mercator, Fortaleza, v. 17, 17013, 2018. DOI https://doi.org/10.4215/rm2018.e17013

GEERTZ, C. O beliscão do destino: a religião como experiência, sentido, identidade e poder. In: GEERTZ, C. Nova Luz sobre a Antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001, p. 149-165.

GIVÓN, T. Context as Other Minds - The Pragmatics of Sociality, Cognition and Communication. Amsterdam: John Benjamins, 2005. DOI https://doi.org/10.1075/z.130

GOMES, M.; RUCHKYS, Ú. de A.; FERREIRA, R. L.; GOULART, F. F. Landscape Fragmentation around Ferruginous Caves of the Iron Quadrangle, Minas Gerais, Brazil. Cuadernos de Geografia – Revista colombiana de Geografia. vol. 28, n. 1, p. 89-101, ene./jun. 2019. DOI https://doi.org/10.15446/rcdg.v28n1.67506

GORTER, D. Introduction: the Study of the Linguistic Landscape as a New Approach to Multilingualism. International Journal of Multilingualism, v. 3, n.1, p. 1-6, 2006. Disponível em: http://depot.knaw.nl/2984/1/20870.pdf. DOI https://doi.org/10.21832/9781853599170-001

GORTER, D. (ed). Linguistic Landscape: A New Approach to Multilingualism. Clevedon: Multilingual Matters, 2006. DOI https://doi.org/10.21832/9781853599170

HÉLOT, Ch.; BARNI, M.; JANSSENS, R.; BAGNA, C. Introduction. In: HÉLOT, Ch.; BARNI, M.; JANSSENS R.; BAGNA, C. (ed.). Linguistic Landscapes, Multilingualism and Social Change. Bern: Peter Lang, 2012. p. 17-24. DOI https://doi.org/10.3726/978-3-653-02576-7

HÉLOT, Ch.; BARNI, M.; JANSSENS, R.; BAGNA, C. (ed.). Linguistic Landscapes, Multilingualism and Social Change. Bern: Peter Lang, 2012. DOI https://doi.org/10.3726/978-3-653-02576-7

JANÍKOVÁ, V. Linguistic Landscapes aus fremdsprachendidaktischer Perspektive. In: BADSTÜBNER-KIZIK, C.; JANÍKOVÁ, V. (ed.). Linguistic Landscape und Fremdsprachendidaktik. Berlin: Peter Lang, 2018. 137-172.

KALAJA, P.; MELO-PFEIFER, S. Visualising multilingual lives. More than words. Bristol: Multilingual Matters, 2019. DOI https://doi.org/10.21832/9781788922616

KROMPÁK, E. Linguistic Landscape im Unterricht. Das didaktische Potenzial eines soziolinguistischen Forschungsfelds. Beiträge zur Lehrerinnen- und Lehrerbildung, v. 36, n.2, p. 246-261, 2018.

LISEK, G. Linguistic landscapes und Fremdsprachendidaktik? Bestandsaufnahme zum universitären und außeruniversitären Polnischunterricht in Deutschland. In: BADSTÜBNER-KIZIK, C.; JANÍKOVÁ, V. (ed.). Linguistic Landscape und Fremdsprachendidaktik. Berlin: Peter Lang, 2018, 243-296.

LUCAS, P. Estudo toponímico sobre um município paraguaio colonizado por brasileiros: a PL de Naranjal - Paraguai. CiFEFiL Revista Philologus, Rio de Janeiro, Ano 25, n° 74, p. 173-187, maio/ago, 2019.

MARTEN, H.; VAN MENSEL, L.; GORTER, D. Studying minority languages in the linguistic landscape. In: GORTER, D.; MARTEN, H.; VAN MENSEL, L. (ed.). Minority Languages in the linguistic landscapes. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2012. p. 1-15. DOI https://doi.org/10.1057/9780230360235_1

MELO-PFEIFER, S. Linguistic Landscapes in the Home: Multilingual Children’s Toys, Books and Games. In: STAVANS, A.; JESSNER, U. (ed.). The Cambridge Handbook of Childhood Multilingualism. Cambridge: Cambridge University Press, no prelo.

MELO-PFEIFER, S.; CHIK, A. Multimodal linguistic biographies of prospective foreign language teachers in Germany: reconstructing beliefs about languages and multilingual language learning in initial teacher education. International Journal of Multilingualism, 2020. DOI https://doi.org/10.1080/14790718.2020.1753748

MELO-PFEIFER, S.; SILVA, F. Potencial didático da PL no ensino-aprendizagem do português: um estudo da PL do “Portugiesenviertel” de Hamburgo. In: DOMINIQUE, N.; SOUZA NETO, M. (ed.). Microgeopolítica da língua portuguesa: ações, desafios e perspectivas. Boavista Press, no prelo.

PARAGUAI, L. Sensescape - narrativas flutuantes. Dossiê Membranas: Intersecções Entre Arte, Ciência e Tecnologia. ARS, v. 17, n. 35, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152455

PAVLENKO, A. (ed.). Multilingualism in post-Soviet countries. Clevedon: Multilingual Matters, 2008. DOI https://doi.org/10.21832/9781847690883

PENNYCOOK, A.; MORGAN, B.; KUBOTA, R. Series Editors’ Preface. In: BLOMMAERT, J. Ethnography, Superdiversity and Linguistic Landscapes. Chronicles of Complexity. Bristol: Multilingual Matters, 2013. p. ix-xii. DOI https://doi.org/10.21832/9781783090419-002

PÜTZ, M.; MUNDT, N. (ed.). Expanding the linguistic landscape. Bristol: Multilingual Matters, 2019. DOI https://doi.org/10.21832/PUTZ2159

SALDI, L.; MAFFERRA, L.; SALINAS, J. A. B. Ontologías en disputa. Diálogos entre la antropología y la arqueología para la problematización de paisajes regionales. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, n. 37, p. 3-26, 2019. DOI https://doi.org/10.7440/antipoda37.2019.01

SCARVAGLIERI, C.; REDDER, A.; PAPPENHAGEN, R.; BREHMER, B. Capturing diversity. Linguistic land- and soundscaping. In: DUARTE, J.; GOGOLIN, I. (ed.). Linguistic Superdiversity in Urban Areas: Research approaches. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2013. p. 45-74. DOI https://doi.org/10.1075/hsld.2.05sca

SHOHAMY, E. G.; GORTER, D. Introduction. In: SHOHAMY, E.; GORTER, D. (ed.). Linguistic landscape: expanding the scenery. London: Routledge, 2009. p. 1-10. DOI https://doi.org/10.4324/9780203930960

SHOHAMY, E. G.; GORTER, D. Linguistic landscape: expanding the scenery. London: Routledge, 2009. DOI https://doi.org/10.4324/9780203930960

SHOHAMY, E. G.; WAKSMAN, S. Talking back to the Tel Aviv Centennial: LL responses to top-down agendas. In: HÉLOT, Ch.; BARNI, M.; JANSSENS R.; BAGNA, C. (ed.). Linguistic Landscapes, Multilingualism and Social Change. Bern: Peter Lang, 2012, p. 109-125.

SILVA, R. A.; PEREIRA, J. A. A.; ALVES, S. F. N. da S. C. The Landscapes from Ouro Preto, Minas Gerais state: decoding in space and Time. Ornamental Horticulture, v. 25, N. 1, p. 9-17.7, 2019. DOI https://doi.org/10.14295/oh.v25i1.1240

SILVA, I. da; SANTOS, M.E. P.; JUNG, N. M. Multilinguismo e política linguística: análise de uma paisagem linguística transfronteiriça. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n.4, p. 1257-1277, out./dez. 2016. DOI https://doi.org/10.14393/DL27-v10n4a2016-4

SOARES, M. S.; LOMBARDI, R. S.; SALGADO, A. C. P. Paisagem Linguística e repertórios em tempos de diversidade: uma situação em perspectiva. Caleidoscópio, v. 14, n. 2, p. 209-218, mai/ago 2016. DOI https://doi.org/10.4013/cld.2016.142.03

SOUZA, C. F. de. Práticas de linguagem no contexto de internacionalização em um instituto federal: placas de sinalização e seus efeitos glotopolíticos. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas/Unicamp, v. 58, n. 3, p. 1353-1374, set./dez. 2019. DOI https://doi.org/10.1590/010318138654420472341

SPOLSKY, B.; COOPER, R. The Languages of Jerusalem. Oxford: Clarendon Press, 1991.

STURZA, E. R.; TATSCH, J. A fronteira e as línguas em contato: uma perspectiva de abordagem. Dossiê: Línguas e culturas em contato. Cadernos de Letras da UFF, n. 53, p. 83-98, 2016.

TEIS, D. T.; SEIDE, M. S.; LUCAS, P. The toponyms in the linguistic landscape of av. Zelina, in São Paulo: a meeting in interdisciplinarity. Revista do GELNE, v. 20, número 2, p. 16-29, 2018. DOI https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID14089

TORRES, N. P. Nem anônimas, nem invisíveis: cidades e mulheres escritoras de graffiti. Horiz. Antropol, Porto Alegre, ano 25, n. 55, p. 243-262, set./dez. 2019. DOI https://doi.org/10.1590/s0104-71832019000300009

ZANELLA, A. V.; MATTOS, L. K. de; ASSIS, N. de. Crianças cegas e seus encontros com a cidade: paisagem sonora e educação musical em foco. Cad. Cedes, Campinas, v. 39, n. 107, p. 87-98, jan.-abr., 2019. DOI https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213253

Downloads

Publicado

03.09.2020

Como Citar

MELO-PFEIFER, S.; LIMA-HERNANDES, M. C. Paisagens Linguísticas: ideologias, discursos e práticas multilingues nos espaços sociais. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 4, p. 1024–1058, 2020. DOI: 10.14393/DL44-v14n4a2020-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/57128. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Apresentação/Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)