O conceito "Língua de Herança" na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas

considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha

Autores

  • Cristina Flores Universidade do Minho
  • Silvia Melo-Pfeifer CIDTFF - Universidade de Aveiro (Portugal) Universität Leipzig (alemanha)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLesp-v8n3a2014-3

Palavras-chave:

Língua de herança, Falante de herança, Perspetiva pluridisciplinar

Resumo

Este estudo parte da constatação de que a Línguística e a Didática de Línguas se debruçam, com os seus instrumentos heuristicos e conceptuais próprios, sobre o conceito de Língua de Herança, explicando, de forma diferenciada (mas complementar) aspetos alusivos à aquisição, uso e manutenção daquela língua em contextos migratórios. Partindo de um conjunto único de entrevistas a alunos de Português Língua de Herança em contexto extra-curricular alemão, evidenciamos os pontos de contacto e as linhas de fuga de ambas as perspetivas diciplinares, nas suas abordagens ao desenvolvimento de competências linguísticas em contexto migratório.

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Biografia do Autor

Cristina Flores, Universidade do Minho

Cristina Flores é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Linguagem / Linguística Alemã pela Universidade do Minho. As suas princiapais áreas de investigação são o bilinguismo, a aquisição de L2, a linguística alemã e o Português Língua Não Materna.

Silvia Melo-Pfeifer, CIDTFF - Universidade de Aveiro (Portugal) Universität Leipzig (alemanha)

Sílvia Melo-Pfeifer (smelo@ua.pt) é doutorada em Didáctica de Línguas, pela Universidade de Aveiro. Desenvolveu um projecto de pós-doutoramento no LIDILEM (Laboratório de Investigação em Didáctica da Língua Materna e Estrangeira), na Université Stendhal Grenoble 3 (França), e no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, da Universidade de Aveiro.

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Publicado

20.09.2014

Como Citar

FLORES, C.; MELO-PFEIFER, S. O conceito "Língua de Herança" na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 3, p. 16–45, 2014. DOI: 10.14393/DLesp-v8n3a2014-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24736. Acesso em: 22 dez. 2024.