Discutindo nomes e abordagens didáticas

o caso do Ensino Médio

Autores

  • Renata Barbosa Vicente Universidade de São Paulo
  • Cristina Lopomo Defendi USP
  • André Luiz Rauber UFMT / USP
  • Elaine Cristina Silva Santos USP
  • Elisangela Baptista de Godoy Sartin USP
  • Lídia Spaziani Uninove / USP
  • Anna Karolina Miranda Oliveira USP
  • Marcello Ribeiro USP
  • Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann USP
  • Mengyin BI USP
  • Karina Viana Ciocchi USP
  • Maria Célia Lima-Hernandes USP

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-17

Palavras-chave:

ensino de Língua Portuguesa, a classe dos nomes, livro didático, política de ensino.

Resumo

Este artigo aborda as concepções veiculadas nos livros didáticos – LDs – em comparação com os conceitos das gramáticas tradicionais. Analisa-se como é construída a orientação didática e a forma de apresentação de seus exercícios que supostamente devem contribuir para a aprendizagem do aluno. Ainda verifica-se a pertinência de se falar em uma abordagem da língua em uso com o recurso a exemplos de língua falada culta do século XXI.

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Biografia do Autor

Renata Barbosa Vicente, Universidade de São Paulo

Mestre em Letras pela USP e atualmente cursando o Doutorando também pela USP, é professora da graduação na UNIBAN

Cristina Lopomo Defendi, USP

Mestre em Letras pela USP, atualmente cursando o Doutorado também pela USP e professora IFSP - campus São Paulo

André Luiz Rauber, UFMT / USP

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso e atualmente cursando o Doutorado em Letras pela USP

Elaine Cristina Silva Santos, USP

Mestre em Letras pela USP e atualmente cursando o Doutorado também pela USP

Elisangela Baptista de Godoy Sartin, USP

Mestre em Letras pela USP e atualmente cursando o Doutorado também pela USP.

Lídia Spaziani, Uninove / USP

Mestre em Letras pela USP e atualmente professora da UNINOVE.

Anna Karolina Miranda Oliveira, USP

Atualmente cursa o Mestrado na Universidade de São Paulo

Marcello Ribeiro, USP

É Mestre, atualmente está cursando o Doutorado pela USP e ministra aulas na UNINOVE.

Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann, USP

Iniciação Científica pela USP

Mengyin BI, USP

Iniciação Científica pela USP

Karina Viana Ciocchi, USP

Iniciação Científica pela USP

Maria Célia Lima-Hernandes, USP

Livre-docência em Linguística, é professora de graduação e pós-graduação na USP

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Publicado

06.07.2011

Como Citar

VICENTE, R. B.; DEFENDI, C. L.; RAUBER, A. L.; SANTOS, E. C. S.; SARTIN, E. B. de G.; SPAZIANI, L.; OLIVEIRA, A. K. M.; RIBEIRO, M.; KUHLMANN, M. C. M. de A.; BI, M.; CIOCCHI, K. V.; LIMA-HERNANDES, M. C. Discutindo nomes e abordagens didáticas: o caso do Ensino Médio. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 262–276, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12420. Acesso em: 17 fev. 2025.