Discutindo nomes e abordagens didáticas
o caso do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-17Palavras-chave:
ensino de Língua Portuguesa, a classe dos nomes, livro didático, política de ensino.Resumo
Este artigo aborda as concepções veiculadas nos livros didáticos – LDs – em comparação com os conceitos das gramáticas tradicionais. Analisa-se como é construída a orientação didática e a forma de apresentação de seus exercícios que supostamente devem contribuir para a aprendizagem do aluno. Ainda verifica-se a pertinência de se falar em uma abordagem da língua em uso com o recurso a exemplos de língua falada culta do século XXI.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Renata Barbosa Vicente, Cristina Lopomo Defendi, André Luiz Rauber, Elaine Cristina Silva Santos, Elisangela Baptista de Godoy Sartin, Lídia Spaziani, Anna Karolina Miranda Oliveira, Marcello Ribeiro, Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann, Mengyin BI, Karina Viana Ciocchi, Maria Célia Lima-Hernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.