Discutindo nomes e abordagens didáticas

o caso do Ensino Médio

Authors

  • Renata Barbosa Vicente Universidade de São Paulo
  • Cristina Lopomo Defendi USP
  • André Luiz Rauber UFMT / USP
  • Elaine Cristina Silva Santos USP
  • Elisangela Baptista de Godoy Sartin USP
  • Lídia Spaziani Uninove / USP
  • Anna Karolina Miranda Oliveira USP
  • Marcello Ribeiro USP
  • Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann USP
  • Mengyin BI USP
  • Karina Viana Ciocchi USP
  • Maria Célia Lima-Hernandes USP

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-17

Keywords:

ensino de Língua Portuguesa, a classe dos nomes, livro didático, política de ensino.

Abstract

Este artigo aborda as concepções veiculadas nos livros didáticos – LDs – em comparação com os conceitos das gramáticas tradicionais. Analisa-se como é construída a orientação didática e a forma de apresentação de seus exercícios que supostamente devem contribuir para a aprendizagem do aluno. Ainda verifica-se a pertinência de se falar em uma abordagem da língua em uso com o recurso a exemplos de língua falada culta do século XXI.

Downloads

Author Biographies

  • Renata Barbosa Vicente, Universidade de São Paulo

    Mestre em Letras pela USP e atualmente cursando o Doutorando também pela USP, é professora da graduação na UNIBAN

  • Cristina Lopomo Defendi, USP

    Mestre em Letras pela USP, atualmente cursando o Doutorado também pela USP e professora IFSP - campus São Paulo

  • André Luiz Rauber, UFMT / USP
    Professor da Universidade Federal de Mato Grosso e atualmente cursando o Doutorado em Letras pela USP
  • Elaine Cristina Silva Santos, USP
    Mestre em Letras pela USP e atualmente cursando o Doutorado também pela USP
  • Elisangela Baptista de Godoy Sartin, USP
    Mestre em Letras pela USP e atualmente cursando o Doutorado também pela USP.
  • Lídia Spaziani, Uninove / USP
    Mestre em Letras pela USP e atualmente professora da UNINOVE.
  • Anna Karolina Miranda Oliveira, USP
    Atualmente cursa o Mestrado na Universidade de São Paulo
  • Marcello Ribeiro, USP

    É Mestre, atualmente está cursando o Doutorado pela USP e ministra aulas na UNINOVE.

  • Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann, USP

    Iniciação Científica pela USP

  • Mengyin BI, USP
    Iniciação Científica pela USP
  • Karina Viana Ciocchi, USP

    Iniciação Científica pela USP

  • Maria Célia Lima-Hernandes, USP
    Livre-docência em Linguística, é professora de graduação e pós-graduação na USP

Published

2011-07-06

How to Cite

VICENTE, Renata Barbosa et al. Discutindo nomes e abordagens didáticas: o caso do Ensino Médio. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 262–276, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12420. Acesso em: 2 may. 2025.