Mi calle favorita

a reconstrução multimodal da paisagem da Ciudad Vieja de Montevideu num projeto plurilíngue entre a escola, os museus e as famílias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL44-v14n4a2020-2

Palavras-chave:

Paisagens linguísticas, Plurilinguismo, Cenários pedagógicos multissituados, Redes educativas escola-museus-famílias, Uruguai

Resumo

Este trabalho faz parte de uma investigação em curso e visa analisar um conjunto de atividades de um projeto plurilingue e interdisciplinar, concebido e implementado em Montevideu, Uruguai, em 2019, por uma rede de atores educativos integrando professores, mediadores de museus, famílias e investigadores. O projeto inscreve-se dentro de uma abordagem do      plurilinguismo como meio e finalidade (GROMMES; HU, 2014) e pretende estabelecer espaços de continuidade entre as aprendizagens na escola, nas famílias e na comunidade, numa perspetiva ecológica da paisagem do lugar. Pretende também promover o reconhecimento da diversidade linguística e cultural e da dimensão multissituada do conhecimento. Foram recolhidos dados multimodais, compreendendo documentação visual e sonora da paisagem linguística da Ciudad Vieja, desenhos e colagens produzidos pelas crianças, registos audiovisuais das diversas atividades e diário de investigação. Nesta contribuição, discutimos as implicações das paisagens linguísticas (PL) como instrumento para a criação de cenários pedagógicos interdisciplinares promotores de aprendizagens multissituadas e de reflexões críticas em torno do plurilinguismo e da multimodalidade, bem como as incidências destes cenários na apropriação e (re)conceptualização do espaço que rodeia os aprendentes na relação com o desenvolvimento da sua identidade. O estudo demonstra o potencial das PL como espaços de aprendizagem e como recursos contextuais para uma maior sensibilização para a diversidade linguística e cultural.

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Biografia do Autor

Raquel Carinhas, Universidade de Aveiro, CIDTFF, Universidad de la República, Camões, I.P.

Doutoranda do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro. Investigadora no domínio da Didática das Línguas e do Plurilinguismo. Interessa-se pelas questões relacionadas com as parcerias educativas entre a escola, as famílias e os museus no desenvolvimento de uma Educação Plurilingue e Intercultural. É leitora de português do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua na Universidade da República, no Uruguai. 

Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro, CIDTFF

Professora de Didática das Línguas no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Dirige atualmente o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). É responsável pelo Programa Doutoral em Educação da sua universidade. 

Danièle Moore, Simon Fraser University, CRECHE – PluriLCo et DILTEC, Paris 3 Sorbonne Nouvelle

Professora na Faculdade de Educação na Universidade Simon Fraser em Vancouver no Canadá e diretora de investigação na Sorbonne Nouvelle - Paris 3 em França. Dedica-se à investigação nos domínios da Sociolinguística e da Didática das Línguas e do Plurilinguismo. Recentemente, tem desenvolvido pesquisas sobre investigações participativas no desenvolvimento de p´raticas inovadoras no âmbito do plurilinguismo e da revitalização das línguas autóctones, implicando escolas, famílias, centros comunitários e museus.

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Publicado

11.08.2020

Como Citar

CARINHAS, R.; ARAÚJO E SÁ, M. H.; MOORE, D. . Mi calle favorita: a reconstrução multimodal da paisagem da Ciudad Vieja de Montevideu num projeto plurilíngue entre a escola, os museus e as famílias . Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 4, p. 1059–1086, 2020. DOI: 10.14393/DL44-v14n4a2020-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/52777. Acesso em: 12 nov. 2024.