COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE SUSCETIBILIDADE AOS ESCORREGAMENTOS. EXEMPLO DO MUNICÍPIO DE CUBATÃO, SERRA DO MAR PAULISTA.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A ocorrência de escorregamentos translacionais rasos no litoral paulista é parte integrante da evolução natural das encostas, que se intensifica sob condições de clima tropical em uma morfologia de serras com desníveis em torno de 700m. Sob precipitações intensas, mesmo sem a interferência direta do homem, os movimentos de massa ocorrem de forma isolada ou generalizada. Devido à presença de um grande histórico de movimentos de massa, tomou-se como área de estudo parte da Serra do Mar Paulista localizada no município de Cubatão-SP. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a técnica de análise multicriterial ponderada em SIG - Sistema de Informação Geográfica para elaboração de mapas de suscetibilidades aos escorregamentos translacionais. Buscou-se investigar como a qualidade dos dados e os pesos a eles atribuídos influenciam os resultados. Foram elaborados mapas de suscetibilidade, com diferentes pesos para os diferentes fatores, que são os condicionantes do processo: declividade, forma de vertente e litologias. Da mesma forma, foram também testados mapas de vertente com diferentes formas de obtenção. A utilização de dados de formas de vertente mais detalhados, produzidos a partir do modelo digital de elevação (MDE), produziram mapas de suscetibilidade aos escorregamentos mais adequados para estudos pontuais. Os mapas produzidos com os pesos 70% para declividade, 20% para forma de vertente e 10% para a geologia, no processo de validação, apresentaram o maior número de cicatrizes onde era esperado, na classe de muito alta suscetibilidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, M. V.; RIEDEL, P. S.; LOPES, E. S. S.; MERINO, E. R. COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE SUSCETIBILIDADE AOS ESCORREGAMENTOS. EXEMPLO DO MUNICÍPIO DE CUBATÃO, SERRA DO MAR PAULISTA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 4, 2009. DOI: 10.14393/rbcv60n4-44864. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44864. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").