A CARTOGRAFIA DA DISSECAÇÃO VERTICAL PARA AVALIAÇÃO DO RELEVO: PROPOSTA DE TÉCNICA AUTOMÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A análise das variáveis geomorfométricas fornece dados quantitativos que permitem uma avaliação da potencialidade morfogenética dos terrenos. A dissecação vertical se destaca como uma variável que representa a altitude relativa do relevo, refletindo seu grau de entalhamento. Essa variável é de extrema relevância para a identificação de áreas mais susceptíveis a ações gravitacionais e, portanto, mais frágeis aos processos denudativos. Tradicionalmente, a obtenção de dados de dissecação vertical era um trabalho moroso, mas com a evolução das técnicas digitais, a análise dessa variável pode ser tornar mais rápida e precisa. O objetivo desse artigo é apresentar e discutir uma nova técnica automática desenvolvida em meio digital para a aquisição de dados da dissecação vertical do relevo. A fim de avaliar os resultados, é apresentada ainda uma análise comparativa com um mapeamento elaborado de forma semiautomática. A área de estudo abarca a bacia hidrográfica do Córrego do Cavalheiro (Analândia - SP) e a escala trabalhada é de 1:10.000. Os resultados obtidos demonstram que a técnica automática proposta neste trabalho se mostrou vantajosa para o mapeamento da dissecação vertical perante a técnica semiautomática. A nova técnica proporcionou um ganho significativo de tempo, replicabilidade e confiabilidade devido ao uso de algoritmos computacionais, que minimizam a subjetividade inerente aos processos analógicos.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
FERREIRA, Mateus Vidotti; TINÓS, Thaís Minatel; PINTON, Leandro de Godoi; LUPINACCI, Cenira Maria. A CARTOGRAFIA DA DISSECAÇÃO VERTICAL PARA AVALIAÇÃO DO RELEVO: PROPOSTA DE TÉCNICA AUTOMÁTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44639. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44639. Acesso em: 25 abr. 2025.