CARTA DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO DO SISTEMA ESTUARINO-LAGUNAR DE CANANÉIA-IGUAPE, LITORAL SUL DE SÃO PAULO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape, localizado ao sul do litoral paulista, ocupa posição de destaque entre os ecossistemas costeiros do estado, abrigando a maior área de manguezal de São Paulo. A presença de Unidades de Conservação aumenta a importância ambiental e socioeconômica da região,com ambientes preservados que servem de refúgio a inúmeras espécies animais. Neste estudo foi mapeado o sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape e a região costeira da Ilha Comprida (Praia de Fora). O índice de Sensibilidade do Litoral (ISL) classifica os ambientes segundo uma escala crescente de sensibilidade, variando de 1 a 10 (do menos sensível para o mais sensível). A área é caracterizada pela predominância de ambientes com alta sensibilidade ao óleo, como manguezais (ISL 10), planícies de maré lamosa (ISL 9) e taludes marginais (ISL 8).
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
ROMERO, Ágata Fernandes; RIEDEL, Paulina Setti; MILANELLI, João Carlos Carvalho. CARTA DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO DO SISTEMA ESTUARINO-LAGUNAR DE CANANÉIA-IGUAPE, LITORAL SUL DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43703. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43703. Acesso em: 14 jun. 2025.