SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO EM AMBIENTES TERRESTRES: APLICAÇÃO EM OBRAS LINEARES
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Resumo
O presente artigo apresenta os resultados referentes à aplicação de metodologia de análise de sensibilidade ambiental ao óleo para obras lineares em ambientes terrestres, especificamente enfocando os aspectos do meio físico em áreas adjacentes a um trecho da rodovia Washington Luís (SP 310), localizado em região sedimentar no estado de São Paulo. O principal objetivo consistiu em colaborar com o desenvolvimento de Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo (Cartas SAO) para obras lineares, visto que estas correspondem aos principais modais de transporte de derivados de petróleo no país. Determinou-se como área de estudo um trecho de 47 km da rodovia Washington Luís, com uma zona de influência (buffer) de 5 km. Foi elaborada a compartimentação fisiográfica da região a fim de se obter unidades homogêneas de análise, para as quais se determinou o índice de Sensibilidade Ambiental Terrestre (IST). Os aspectos do meio físico utilizados para elaboração do índice foram declividade, textura e espessura do solo, profundidade do nível d'água e permeabilidade. Os resultados obtidos foram analisados de forma integrada, gerando-se um IST com escala de 1 a 10. No geral, o trecho da rodovia apresentou valores intermediários e altos de sensibilidade, não apresentando valores de 1 a 4. Conclui-se que a metodologia de sensibilidade ambiental ao óleo para áreas terrestres, especificamente para o modal rodoviário, mostrou-se adequada ao determinar os ambientes com maior e menor sensibilidade, entretanto os parâmetros de análise devem ser ajustados de acordo com a realidade local dos ambientes. Além disso, o uso de ferramentas em SIG mostrou-se eficaz, tornando essa metodologia acessível e replicável.
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Como Citar
RIBEIRO, Daniela Ferreira; RIEDEL, Paulina Setti; LEME, Alexandre Magnum; ZAINE, José Eduardo. SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO EM AMBIENTES TERRESTRES: APLICAÇÃO EM OBRAS LINEARES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 9, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n9-44093. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44093. Acesso em: 17 mar. 2025.