AVALIAÇÃO DE SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS EM UM MAPA TUR͍STICO DA CIDADE DE MARTINÓPOLIS - GUIA CARTOGRÁFICO DAS REPRESAS PAULISTAS

Conteúdo do artigo principal

Mônica Modesta Santos Decanini
Vilma Mayumi Itachibana

Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar a compreensão dos símbolos cartográficos de um mapa produzido para um guia turístico de lazer das represas paulistas. Essa pesquisa baseia-se na abordagem da semiótica, na qual considera o mapa como um signo. Os símbolos pontuais, lineares e zonais foram testados em fundo branco e no contexto do mapa, e em ambos procedimentos utilizou-se respostas abertas. Na primeira etapa fez-se a caracterização do usuário. Aplicou-se os testes para 128 alunos da FCT/UNESP do Campus de Presidente Prudente. Os resultados mostraram que, cerca de 70% dos símbolos zonais mantiveram-se insatisfatórios no contexto do mapa, os pontuais, em sua maioria pictóricos, obtiveram o melhor desempenho. No geral, pôde-se observar que o contexto do mapa melhora a resposta, cerca de 88% dos símbolos tiveram um aumento na porcentagem de acerto, sendo que 65% acima do limite de 50% de acerto. Possíveis causas são apresentadas. Entretanto, considerou-se que o teste dos símbolos isolados não é necessário, pois o significado da mensagem cartográfica não está contido nos símbolos per se, mas na forma como estão distribuídos geograficamente e, em suas relações espaciais, como indicado pelos resultados obtidos. Além disso, uma das vantagens desse tipo de teste é avaliar se os símbolos pictóricos pontuais estão cumprindo sua função e capacidade mimética, intrínseca desse tipo de representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DECANINI, M. M. S.; ITACHIBANA, V. M. AVALIAÇÃO DE SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS EM UM MAPA TUR͍STICO DA CIDADE DE MARTINÓPOLIS - GUIA CARTOGRÁFICO DAS REPRESAS PAULISTAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n3-44912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44912. Acesso em: 30 nov. 2022.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>