FOCO E ESCOPO

A Revista Brasileira de Cartografia (RBC) é um periódico "Open Access" publicado regularmente desde 1970, com abrangência nacional e internacional. A RBC tem como missão divulgar avanços nos campos da Cartografia & SIG, Cadastro Territorial, Geodésia, Hidrografia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Esses campos compõem o escopo de interesse do conteúdo divulgado no periódico. 

O público-alvo do periódico é composto por pesquisadores, professores do ensino superior, estudantes de pós-graduação e graduação, bem como profissionais de empresas públicas e privadas, envolvidos com atividades nos campos de conhecimento acima.

A RBC aceita manuscritos nas línguas portuguesa e inglesa, dentro das seguintes seções: Artigos Originais e Artigos de Revisão.

eISSN: 1808-0936 pISSN: 0560-4613 | DOI: https://doi.org/10.14393/revbrascartogr

O perfil da revista, segundo os moldes do COPE, está disponível em inglês.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os manuscritos submetidos à RBC passarão pelo processo de avaliação duplo-cega pelos pares. Submissões passam por uma triagem editorial, antes de serem enviados aos avaliadores. Os editores podem descartar manuscritos que não atendam aos critérios mínimos de exigência do periódico, abrangendo os seguintes aspectos:

      - a qualidade global do conteúdo;

      - a qualidade textual da linguagem empregada;

      - a existência de plágio;

      - a formatação; e

      - o cadastro correto e completo dos autores (nome, e-mail, instituição, ORCID).

Trabalhos que envolvam seres humanos deverão apresentar aprovação de um Comitê de Ética (institucional, regional ou nacional), atendendo às resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil.

Trabalhos com um único autor deverão apresentar uma carta que justifique tal condição. A carta é no formato livre.

Toda submissão deve ser acompanhada de uma carta de apresentação (cover letter) (download).

Um mesmo autor/coautor poderá ter somente 2 manuscritos simultaneamente em avaliação na RBC.

Após a checagem inicial, o processo segue à avaliação da junta editorial. Os critérios aplicados a esta avaliação estão listados a seguir.

  • a contribuição deve ser no método e/ou na teoria do campo de conhecimento que se aplica o manuscrito;
  • estudos de caso que não apresentem contribuições ao método ou à teoria, não serão priorizados e tenderão à rejeição sumária;
  • os manuscritos enviados serão ranqueados e somente adentrarão ao processo de avaliação a porcentagem de obras correspondentes à capacidade de avaliação da RBC. Nossas estimativas apontam que aproximadamente 40% dos manuscritos enviados à RBC atendem a todos os critérios estipulados e conseguem ser absorvidos pelo processo de avaliação/publicação anual;
  • manuscritos de revisores em débito com a RBC não terão preferência à participação no processo de avaliação e podem ser rejeitados sumariamente.

Findado o processo de avaliação inicial, o editor notificará autores da decisão, devidamente justificada, conforme os critérios listados anteriormente.

Os manuscritos que passarem pela triagem editorial serão encaminhados a dois pareceristas indicados pelo editor responsável. Em caso de avaliações contraditórias, um terceiro parecerista será convidado, para que haja redundância. A decisão será tomada pelo editor responsável de acordo com as seguintes modalidades:

  • aceito: para artigos cujo teor ou o formato de divulgação se adequa ao perfil da revista. O manuscrito será publicado oportunamente;
  • revisões requeridas: para artigos cujo conteúdo é de interesse da revista, entretanto, revisões serão necessárias. Os autores serão convidados a realizar as modificações indicadas pela equipe de avaliadores e resubmeter o manuscrito. Nesta modalidade, o manuscrito revisado – acompanhado da carta justificativa – deve retornar aos
    mesmos avaliadores, que ficam incumbidos de verificar se todas as demandas foram atendidas; o prazo para os avaliadores, nesta segunda rodada, é de 15 dias. Quando revisões menores forem requeridas, esta nova rodada é dispensável. Não há garantia de publicação neste caso;
  • rejeitado: para artigos cujo teor ou o formato de divulgação não se adequam ao perfil da revista. As submissões serão arquivadas após notificação pelo editor responsável.

FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA RBC

Fluxo editorial

EXPECTATIVA DE PRAZOS

A expectativa é que o tempo de avaliação não supere 4 meses.

Os avaliadores têm um prazo de 30 dias para apresentar o parecer sobre os artigos.

Os autores têm um prazo de 15 dias para apresentar as correções requeridas, após o qual estão passíveis de arquivamento. Aos autores, é obrigatória a apresentação de uma carta resposta aos comentários dos revisores.

O manuscrito revisado retorna aos avaliadores para que verifiquem se o conteúdo está adequado para publicação; o prazo para os avaliadores, nesta segunda rodada, é de 15 dias.

Os editores ficarão atentos ao andamento do processo de avaliação para que os prazos sejam respeitados.

O editor responsável pode rejeitar o manuscrito em qualquer momento do processo, desde que apresentadas as devidas justificativas.

 

PERIODICIDADE

Em Janeiro de 2023, a revista iniciou o processo de publicação contínua, isto é, um único volume por ano.

 

DECLARAÇÃO DE ACESSO ABERTO

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor.

 

DIRETRIZES DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO
A RBC adota o Código de Boas Práticas Científicas, publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), documento disponível - em português, inglês e espanhol - no endereço http://www.fapesp.br/boaspraticas/. Os autores também devem estar cientes das diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), disponíveis - somente em inglês - no endereço https://publicationethics.org/.

 

HISTÓRICO

A Revista Brasileira de Cartografia (RBC) é uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (SBC). A RBC se estabeleceu enquanto referência na publicação de trabalhos acadêmicos originais nas em diversas áreas do conhecimento.

A criação da RBC remonta ao início da década de 1970, o que a torna um dos mais antigos veículos brasileiros de divulgação de pesquisas nos campos da Cartografia & SIG, Cadastro Territorial, Geodésia, Hidrografia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.

Os colaboradores da RBC, sejam eles editores, revisores ou autores, são atores importantes de diversas áreas do conhecimento científico. Têm contribuído com o crescimento da ciência e tecnologia no Brasil e exterior, divulgando suas pesquisas, avaliando trabalhos e colaborando com a idoneidade do processo de revisão por pares. A RBC conta, ainda, com a participação de autores e avaliadores de instituições internacionais, o que amplia a relevância acadêmica do periódico.

A revista é bem reconhecida na avaliação da pós-graduação no Brasil realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A RBC está classificada no estrato B2 (Qualis Periódicos, 2017-2020).

A publicação da RBC tem sido feita em parceria com renomadas universidades públicas brasileiras. Atualmente a tarefa é capitaneada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), após período mantido pela Universidade de Brasília (UNB) e, anteriormente, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Ex-Editores-Chefes:

João Vitor Meza Bravo (2018-2022);
Renato Fontes Guimarães (2014-2017);
Paulo Márcio Leal de Menezes (2006-2013);
Nilton Nobuhiro Imai (2005);
João Francisco Galera Monico (2003-2006);
Silvio Rogério Correia de Freitas (2002);
Edson Aparecido Mitishita (2001-2002);
Antonio Maria Garcia Tommaselli (1997-2000);
Íris Pereira Escobar (1996-1997);
Camil Gemael (1995-1996);
Luiz Muniz Barreto (1994-1995);
Eliane Ramiro dos Santos (1990-1993);
Cláudio Ivanof Lucarevischi, Genaro Araújo da Rocha, Placidino Machado Fagundes (1985-1989);
Marcelo Carvalho dos Santos (1983-1984);
João Carlos Bach (1981-1982);
Fernando Castro Velloso (1975-1981);
Moysés Castello Branco Filho (1973-1975);
Cláudio Ivanof Lucarevischi (1970-1973);

Em 2022, a RBC iniciou um projeto para que jovens cientistas (doutorandos) conheçam e participem do processo editorial de uma revista científica. O projeto intitulado "Editores Júniores" já contou com os seguintes participantes:

Samoel Giehl (2022-2024) Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR.