Metodologia de Elaboração de Mapas de Propósito Especial: um Estudo de Caso para o Centro Urbano de Presidente Prudente-SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo abrir discussões, na comunidade cartográfica, a respeito do tratamento e representação da informação contida num mapa. o estudo analisa as etapas envolvidas na construção de um mapa de propósito especial, termo este definido na literatura como sendo o mapa cujo tema é o requisito do usuário. Para tanto, as atividades desenvolvidas neste tomaram como base a proposta elaborada para Sociedade Suíça de Cartografia, na qual adaptações foram realizadas e permitiram o desenvolvimento de cinco etapas: 1ª. definição e caracterização do usuário; 2ª. coleta de material; 3ª. escolha da área piloto, escala, especificações das classes e reambulação; 4ª. especificações dos símbolos e das cores; 5ª. definição da dimensão do produto, possibilidade de dobramento, estudo do lay-out, preparação do original e prova. Todas as análises e conclusões, a que se chegou neste trabalho, foram balizadas pela necessidade do usuário específico, sua cultura cartográfica, seu domínio cognitivo, sua capacidade de associação e, principalmente, a sua relação com o produto cartográfico.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Referências
ALMEIDA, A. C. et al. Carta de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Estado de São Paulo. Projeto de fim de curso em Engenharia Cartográfica, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1989, 94pp.
BOS, E. S. Cartographic Symbol Design. Holland: ITC, 1984a.
BOS, E. S. Systematic Symbol Design in Cartographic Education. ITC Journal, v. 1, pp. 22-28, 1984b.
KEATES, J. S. Cartographic Design and Production. 2nd ed. New York: Longman, 1989.
PARISSOTO, A. C. et al. Mapa de Propósito Especial de Presidente Prudente. Projeto de fim de curso em Engenharia Cartográfica, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1991, 71pp.
PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. 5ª ed. Brasília: Editora UnB, 1989.
RIBEIRO, M. Planejamento Visual Gráfico. 2ª. Ed. Brasília: Linha Gráfica, 1987.
SOUSA, A. D. P. Os caminhos na cidade: transporte coletivo urbano em Presidente Prudente – avaliação e propostas. Presidente Prudente: Edição do Autor, 1991.
SWISS SOCIETY OF CARTOGRAPHY. Cartographic Generalization: Topographic Maps. Zurich: 1977.
WHITACKAER, A. M. Produção do Espaço Urbano em Presidente Prudente: expansão/desdobramento da área central. Monografia de fim de curso, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1991, 76pp.