Metodologia de Elaboração de Mapas de Propósito Especial: um Estudo de Caso para o Centro Urbano de Presidente Prudente-SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo abrir discussões, na comunidade cartográfica, a respeito do tratamento e representação da informação contida num mapa. o estudo analisa as etapas envolvidas na construção de um mapa de propósito especial, termo este definido na literatura como sendo o mapa cujo tema é o requisito do usuário. Para tanto, as atividades desenvolvidas neste tomaram como base a proposta elaborada para Sociedade Suíça de Cartografia, na qual adaptações foram realizadas e permitiram o desenvolvimento de cinco etapas: 1ª. definição e caracterização do usuário; 2ª. coleta de material; 3ª. escolha da área piloto, escala, especificações das classes e reambulação; 4ª. especificações dos símbolos e das cores; 5ª. definição da dimensão do produto, possibilidade de dobramento, estudo do lay-out, preparação do original e prova. Todas as análises e conclusões, a que se chegou neste trabalho, foram balizadas pela necessidade do usuário específico, sua cultura cartográfica, seu domínio cognitivo, sua capacidade de associação e, principalmente, a sua relação com o produto cartográfico.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
Referências
ALMEIDA, A. C. et al. Carta de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Estado de São Paulo. Projeto de fim de curso em Engenharia Cartográfica, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1989, 94pp.
BOS, E. S. Cartographic Symbol Design. Holland: ITC, 1984a.
BOS, E. S. Systematic Symbol Design in Cartographic Education. ITC Journal, v. 1, pp. 22-28, 1984b.
KEATES, J. S. Cartographic Design and Production. 2nd ed. New York: Longman, 1989.
PARISSOTO, A. C. et al. Mapa de Propósito Especial de Presidente Prudente. Projeto de fim de curso em Engenharia Cartográfica, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1991, 71pp.
PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. 5ª ed. Brasília: Editora UnB, 1989.
RIBEIRO, M. Planejamento Visual Gráfico. 2ª. Ed. Brasília: Linha Gráfica, 1987.
SOUSA, A. D. P. Os caminhos na cidade: transporte coletivo urbano em Presidente Prudente – avaliação e propostas. Presidente Prudente: Edição do Autor, 1991.
SWISS SOCIETY OF CARTOGRAPHY. Cartographic Generalization: Topographic Maps. Zurich: 1977.
WHITACKAER, A. M. Produção do Espaço Urbano em Presidente Prudente: expansão/desdobramento da área central. Monografia de fim de curso, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1991, 76pp.