Metodologia de Elaboração de Mapas de Propósito Especial: um Estudo de Caso para o Centro Urbano de Presidente Prudente-SP

Conteúdo do artigo principal

Fernando Luiz de Paula Santil
Alexandre C. Parissoto
Amilton Yamashita
Edmilson Volpi
João O. Sávio
Arlete A. C. Meneguette
Nilton R. X. Nazareno
Maria A. z. Máximo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abrir discussões, na comunidade cartográfica, a respeito do tratamento e representação da informação contida num mapa. o estudo analisa as etapas envolvidas na construção de um mapa de propósito especial, termo este definido na literatura como sendo o mapa cujo tema é o requisito do usuário. Para tanto, as atividades desenvolvidas neste tomaram como base a proposta elaborada para Sociedade Suíça de Cartografia, na qual adaptações foram realizadas e permitiram o desenvolvimento de cinco etapas: 1ª. definição e caracterização do usuário; 2ª. coleta de material; 3ª. escolha da área piloto, escala, especificações das classes e reambulação; 4ª. especificações dos símbolos e das cores; 5ª. definição da dimensão do produto, possibilidade de dobramento, estudo do lay-out,  preparação do original e prova. Todas as análises e conclusões, a que se chegou neste trabalho, foram balizadas pela necessidade do usuário específico, sua cultura cartográfica, seu domínio cognitivo, sua capacidade de associação e, principalmente, a sua relação com o produto cartográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTIL, F. L. de P.; PARISSOTO, A. C.; YAMASHITA, A.; VOLPI, E.; SÁVIO, J. O.; MENEGUETTE, A. A. C.; NAZARENO, N. R. X.; MÁXIMO, M. A. z. Metodologia de Elaboração de Mapas de Propósito Especial: um Estudo de Caso para o Centro Urbano de Presidente Prudente-SP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 51, p. 16–23, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/52338. Acesso em: 13 jul. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, A. C. et al. Carta de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Estado de São Paulo. Projeto de fim de curso em Engenharia Cartográfica, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1989, 94pp.

BOS, E. S. Cartographic Symbol Design. Holland: ITC, 1984a.

BOS, E. S. Systematic Symbol Design in Cartographic Education. ITC Journal, v. 1, pp. 22-28, 1984b.

KEATES, J. S. Cartographic Design and Production. 2nd ed. New York: Longman, 1989.

PARISSOTO, A. C. et al. Mapa de Propósito Especial de Presidente Prudente. Projeto de fim de curso em Engenharia Cartográfica, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1991, 71pp.

PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. 5ª ed. Brasília: Editora UnB, 1989.

RIBEIRO, M. Planejamento Visual Gráfico. 2ª. Ed. Brasília: Linha Gráfica, 1987.

SOUSA, A. D. P. Os caminhos na cidade: transporte coletivo urbano em Presidente Prudente – avaliação e propostas. Presidente Prudente: Edição do Autor, 1991.

SWISS SOCIETY OF CARTOGRAPHY. Cartographic Generalization: Topographic Maps. Zurich: 1977.

WHITACKAER, A. M. Produção do Espaço Urbano em Presidente Prudente: expansão/desdobramento da área central. Monografia de fim de curso, Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1991, 76pp.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>