O Cenário de Editais de Licitação Pública de Sistema de Informação Territorial para Administrações Municipais: Diagnóstico e Proposta de Requisitos Utilizando Técnicas de Engenharia de Requisitos

Conteúdo do artigo principal

Everton Leandro Nubiato
https://orcid.org/0000-0002-8071-3304
Luciene Stamato Delazari
https://orcid.org/0000-0003-0018-085X

Resumo

A gestão do espaço territorial urbano é uma necessidade e uma obrigação dos municípios brasileiros que precisam de instrumentos capazes de fornecer conhecimento a respeito do território. Neste sentido, as administrações públicas municipais têm buscado soluções eficientes e eficazes que proporcionem a ordenação, o controle e a manutenção do espaço territorial, as quais permitam a conjugação de dados cadastrais, bases cartográficas e processos de gestão territorial, ou seja, há demanda por aquisição de sistemas de informação territorial para atender às necessidades por gestão do espaço urbano. Para se obter um sistema de informação territorial que possa ter critérios de qualidade e desempenho bem definidos e conhecidos do mercado, a fim de subsidiar a administração pública em processos licitatórios, pode-se aplicar técnicas da engenharia de software para elicitação, análise, documentação e validação de requisitos do sistema. Todavia, o desenvolvimento de um projeto de engenharia de software para definição de requisitos de sistema não é algo simples e requer capacidade técnica e profissional, além de recursos financeiros, o que pode ser um grande desafio para as administrações públicas municipais. Neste contexto, a proposta deste artigo é apresentar os resultados da aplicação de técnicas de engenharia de software na verificação e validação das especificações técnicas encontradas em editais de licitação de administrações públicas municipais, a fim de registrar o cenário brasileiro, bem como fazer uma proposta inicial de um documento de requisitos o qual possa contribuir para uma futura padronização de sistemas de informação territorial em administrações públicas municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NUBIATO, E. L.; DELAZARI, L. S. O Cenário de Editais de Licitação Pública de Sistema de Informação Territorial para Administrações Municipais: Diagnóstico e Proposta de Requisitos Utilizando Técnicas de Engenharia de Requisitos. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 73, n. 2, p. 375–389, 2021. DOI: 10.14393/rbcv73n2-56905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/56905. Acesso em: 15 ago. 2022.
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Everton Leandro Nubiato, Universidade Federal do Paraná

Formado em Engenharia Cartográfica pela Unesp - Presidente Prudente em 1997, possui capacitação em Cartografia, Fotogrametria, Geodésia, Topografia, Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens, Sistemas de Informação Geográfica, Planejamento, Desenvolvimento de Sistemas, Coordenação e Gestão de Projetos e Governança de TI. Mestrando em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná – Departamento de Geomática com defesa realizada em agosto de 2019, especialização em Governança de TI – Senac Paraná – Departamento de Ensino à Distância em 2013 e Especialização em Geotecnologias – Universidade Federal do Paraná – Departamento de Geomática – 2009. Possui atuar na área de gestão da tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas computacionais, implementando soluções e conceitos de geotecnologias que proporcionem melhoria contínua nos processos das instituições públicas ou privadas. As áreas de estudo e maior interesse são Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informações Geográficas, Geoprocessamento, Gestão e Governança de TI, Gerencia de Projetos e Auditoria. Atualmente é Gestão do Setor de TI e Desenvolvimento da Engefoto, responsável pela coordenação e implantação dos produtos e serviços de TI e desenvolvimento de sistemas. Coordenação de projetos e equipes de desenvolvimento interno e externo. Prospecção, concepção, desenvolvimento e implantação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e atendimento de necessidades de desenvolvimentos de sistemas internos. Acompanhamento e coordenação técnica de projetos para confecção de bases cartográficas de diversas finalidades e produtos relacionados à informação cartográfica. Atuando como coordenador da área de TI/Desenvolvimento aplicando soluções de tecnologias nas áreas da engenharia da empresa.

Luciene Stamato Delazari, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia e SIG. Seus principais trabalhos estão relacionados ao desenvolvimento de implantação de SIG; avaliação de interfaces para produtos cartográficos, especificamente nos aspectos de interatividade e proposição de interfaces cartográficas considerando os diferentes usos e usuários de mapas; generalização cartográfica e mapeamento indoor. Participa do Centro de Pesquisa Aplicadas em Geoinformação.

  • 2013-2014 - Pós-Doutorado - University of Nottingham, NOTTINGHAM, Inglaterra.
  • 2000-2004 - Doutorado em Engenharia de Transportes - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
  • 1994-1996 - Mestrado em Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
  • 1989-1993 - Graduação em Engenharia Cartográfica - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)