SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO RURAL UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O desenvolvimento local e regional dos municípios abrange diferentes e divergentes demandas, ligadas às várias temáticas e assuntos municipais. Assim, nota-se que os municípios têm constantemente passado por desafios na organização do seu espaço territorial, seja do ponto de vista político, social, ambiental, financeiro e principalmente na forma de gerir esses espaços. O planejamento estratégico territorial pode formar um instrumento de decisão política administrativa proeminente para o desenvolvimento local e regional, especialmente pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, e pelo controle da atual Lei de Responsabilidade Fiscal. Além da requisição do Estatuto da Cidade e pelas influências dos munícipes e dos interessados na cidade. O planejamento rural de um município é complexo, exige instrumentos eficazes e o uso de um mapeamento georreferenciado pode atuar como ferramenta básica para elaboração de planos, programas e projetos específicos de desenvolvimento e organização do espaço urbano e rural, dotando a administração municipal de um conhecimento da realidade atual, bem como potencial de planejamento de usos futuros. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um Sistema de Informação para web, desenvolvido para gerenciar dados socioeconômicos coletados junto aos proprietários dos imóveis rurais do Município de Ãlvares Machado-SP, que permite a visualização de mapas temáticos. Os materiais utilizados para o desenvolvimento do sistema foram: os dados socioeconômicos e as coordenadas dos vértices georreferenciados das propriedades para a localização das mesmas; o Eclipse como ambiente de desenvolvimento; o GeoServer como servidor para edição e compartilhamento de dados geográficos; o Tomcat como servidor web para tecnologias Java como Servlet e JSP; os frameworks Hibernate e Spring como meios facilitadores de implementação; o PostgreSQL como banco de dados relacional; o PostGIS como extensão do PostgreSQL com suporte a dados geométricos e as ferramentas OpenLayer, CQL, OL4JSF, SDL utilizadas para manipular os dados espaciais e visualizar os mapas temáticos. O sistema proporcionou resultados referentes à manipulação dos dados espaciais, a realização de operações de consultas, a análise dos dados cadastrais e a elaboração de mapas temáticos dos imóveis rurais, permitindo também o conhecimento da realidade rural, o que possibilita uma gestão territorial eficiente. Portanto, oferece meios para facilitar a identificação das propriedades, dentro do município, de forma visual e textual auxiliando a gestão pública rural na tomada de decisões. Tendo em vista o desenvolvimento do sistema, verifica-se que futuramente podem ser adicionadas outras aplicações, tais como: identificação de área de preservação permanente; verificação de presença de recursos hídricos; análise de dados para apoio a processos de licenciamento ambiental e outros possíveis estudos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROS MIOLA, G. A.; SANTANA, F. A.; ZANGIROLAMI, A. A. P.; MIOLA, J. dos S. SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO RURAL UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n2-43833. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43833. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").