MAPAS TÁTEIS: ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE EM AMBIENTE URBANO

Conteúdo do artigo principal

Helena Napoleon Degreas
Paula Katakura

Resumo

A acessibilidade de indivíduos com deficiência visual requer o desenvolvimento de pesquisas para a criação e o aperfeiçoamento de tecnologias assistivas, recursos e serviços que permitam maior orientação e mobilidade a esses mesmos indivíduos em ambiente urbano. Além do grande número de pessoas com habilidades funcionais comprometidas, a longevidade também amplia a necessidade de recursos especiais que contribuam para o desenvolvimento de atividades cotidianas (trabalho, lazer e habitação) com mais liberdade e autonomia, redução de barreiras e que proporcionem maior qualidade de vida por meio da ampliação da comunicação, do acesso e de relacionamentos com o seu meio. Dentre essas tecnologias, destacam-se neste artigo a importância da representação tátil com foco na elaboração de mapas táteis urbanos direcionados ao uso por pessoas cegas, organização de diretrizes para a sua execução, o envolvimento de equipes interdisciplinares e o emprego de novos processos de produção, visando a ampliação do uso dessas tecnologias assistivas bem como a capacitação das pessoas com deficiência visual para sua utilização. Esta pesquisa faz parte da produção do Grupo de Pesquisa Transformações do território: patrimônio, cultura e sociedade do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DEGREAS, H. N.; KATAKURA, P. MAPAS TÁTEIS: ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE EM AMBIENTE URBANO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44379. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44379. Acesso em: 30 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helena Napoleon Degreas, FIAM-FAAM Centro Universitário; Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano

Professora do mestrado profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano - FIAM-FAAM Centro Universitário

Paula Katakura, FIAM-FAAM Centro Universitário

Professora do mestrado profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano - FIAM-FAAM Centro Universitário e Pró-reitora Acadêmica do FIAM-FAAM Centro Universitário.