MAPAS TÁTEIS: ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE EM AMBIENTE URBANO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A acessibilidade de indivíduos com deficiência visual requer o desenvolvimento de pesquisas para a criação e o aperfeiçoamento de tecnologias assistivas, recursos e serviços que permitam maior orientação e mobilidade a esses mesmos indivíduos em ambiente urbano. Além do grande número de pessoas com habilidades funcionais comprometidas, a longevidade também amplia a necessidade de recursos especiais que contribuam para o desenvolvimento de atividades cotidianas (trabalho, lazer e habitação) com mais liberdade e autonomia, redução de barreiras e que proporcionem maior qualidade de vida por meio da ampliação da comunicação, do acesso e de relacionamentos com o seu meio. Dentre essas tecnologias, destacam-se neste artigo a importância da representação tátil com foco na elaboração de mapas táteis urbanos direcionados ao uso por pessoas cegas, organização de diretrizes para a sua execução, o envolvimento de equipes interdisciplinares e o emprego de novos processos de produção, visando a ampliação do uso dessas tecnologias assistivas bem como a capacitação das pessoas com deficiência visual para sua utilização. Esta pesquisa faz parte da produção do Grupo de Pesquisa Transformações do território: patrimônio, cultura e sociedade do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM-FAAM Centro Universitário.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DEGREAS, Helena Napoleon; KATAKURA, Paula. MAPAS TÁTEIS: ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE EM AMBIENTE URBANO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44379. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44379. Acesso em: 7 dez. 2025.