MAPAS TÁTEIS: ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE EM AMBIENTE URBANO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A acessibilidade de indivíduos com deficiência visual requer o desenvolvimento de pesquisas para a criação e o aperfeiçoamento de tecnologias assistivas, recursos e serviços que permitam maior orientação e mobilidade a esses mesmos indivíduos em ambiente urbano. Além do grande número de pessoas com habilidades funcionais comprometidas, a longevidade também amplia a necessidade de recursos especiais que contribuam para o desenvolvimento de atividades cotidianas (trabalho, lazer e habitação) com mais liberdade e autonomia, redução de barreiras e que proporcionem maior qualidade de vida por meio da ampliação da comunicação, do acesso e de relacionamentos com o seu meio. Dentre essas tecnologias, destacam-se neste artigo a importância da representação tátil com foco na elaboração de mapas táteis urbanos direcionados ao uso por pessoas cegas, organização de diretrizes para a sua execução, o envolvimento de equipes interdisciplinares e o emprego de novos processos de produção, visando a ampliação do uso dessas tecnologias assistivas bem como a capacitação das pessoas com deficiência visual para sua utilização. Esta pesquisa faz parte da produção do Grupo de Pesquisa Transformações do território: patrimônio, cultura e sociedade do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM-FAAM Centro Universitário.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DEGREAS, H. N.; KATAKURA, P. MAPAS TÁTEIS: ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE EM AMBIENTE URBANO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44379. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44379. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").