APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A VALORIZAÇÃO DA TERRA URBANA E A PRESENÇA DE ÁREAS VERDES NA CIDADE DE PAULÍNIA (SP)

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Otero de Farias
Danúbia Caporusso Bargos
Lindon Fonseca Matias

Resumo

Com o desenvolvimento do modo de produção capitalista, que instituiu a propriedade privada da terra, tanto a habitação quanto as benfeitorias que as envolve tornaram-se mercadorias apresentando um preço pautado pelas regras do mercado. O montante pago por uma parcela do espaço urbano está diretamente relacionado ao tempo despendido e acumulado para sua configuração, ou seja, ao processo de trabalho e, assim, à produção de valor. Tal fato leva a valorização real ou potencial diferenciada espacialmente e a essência da explicação da distribuição dos grupos sociais no contexto das diferentes cidades. O objetivo deste trabalho consistiu no entendimento da relação existente entre a valorização da terra urbana e a presença das áreas verdes na cidade de Paulínia (SP). Para isso, a metodologia empregada centrou-se na aplicação de tecnologias de geoprocessamento, em especial nos Sistemas de Informação Geográfica, para elaboração de mapas temáticos como suporte as análises qualiquantitativas realizadas. Os resultados alcançados permitiram uma melhor compreensão do processo de valorização da terra em Paulínia, que está relacionado, sobretudo à distribuição desigual de investimentos e infraestruturas e a alocação diferenciada de amenidades, como as áreas verdes urbanas que se encontram, em sua maior parte, nas localidades mais valorizadas da cidade, estando frequentemente imbricadas de valor monetário e simbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FARIAS, F. O. de; BARGOS, D. C.; MATIAS, L. F. APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A VALORIZAÇÃO DA TERRA URBANA E A PRESENÇA DE ÁREAS VERDES NA CIDADE DE PAULÍNIA (SP). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44394. Acesso em: 29 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda Otero de Farias, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Geografia

Danúbia Caporusso Bargos, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Geografia

Lindon Fonseca Matias, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Geografia