APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A VALORIZAÇÃO DA TERRA URBANA E A PRESENÇA DE ÁREAS VERDES NA CIDADE DE PAULÍNIA (SP)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o desenvolvimento do modo de produção capitalista, que instituiu a propriedade privada da terra, tanto a habitação quanto as benfeitorias que as envolve tornaram-se mercadorias apresentando um preço pautado pelas regras do mercado. O montante pago por uma parcela do espaço urbano está diretamente relacionado ao tempo despendido e acumulado para sua configuração, ou seja, ao processo de trabalho e, assim, à produção de valor. Tal fato leva a valorização real ou potencial diferenciada espacialmente e a essência da explicação da distribuição dos grupos sociais no contexto das diferentes cidades. O objetivo deste trabalho consistiu no entendimento da relação existente entre a valorização da terra urbana e a presença das áreas verdes na cidade de Paulínia (SP). Para isso, a metodologia empregada centrou-se na aplicação de tecnologias de geoprocessamento, em especial nos Sistemas de Informação Geográfica, para elaboração de mapas temáticos como suporte as análises qualiquantitativas realizadas. Os resultados alcançados permitiram uma melhor compreensão do processo de valorização da terra em Paulínia, que está relacionado, sobretudo à distribuição desigual de investimentos e infraestruturas e a alocação diferenciada de amenidades, como as áreas verdes urbanas que se encontram, em sua maior parte, nas localidades mais valorizadas da cidade, estando frequentemente imbricadas de valor monetário e simbólico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FARIAS, F. O. de; BARGOS, D. C.; MATIAS, L. F. APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A VALORIZAÇÃO DA TERRA URBANA E A PRESENÇA DE ÁREAS VERDES NA CIDADE DE PAULÍNIA (SP). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44394. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44394. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").