AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DOS ÍNDICES MORFOMÉTRICOS DE INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DE CARTAS TOPOGRÁFICAS E IMPLICAÇÕES PARA A LEITURA DO RISCO A ENCHENTES

Conteúdo do artigo principal

João Vitor Meza Bravo
Fernando Luiz de Paula Santil

Resumo

As cartas topográficas são instrumentos utilizados por diversos profissionais das áreas de geociências, engenharias, ou até mesmo das ciências humanas. São produtos que têm de atender a sociedade como um todo e instrumentos primários para o desenvolvimento de trabalhos que tenham necessidade de espacializar a ocorrência de fenômenos geográficos. Desta maneira, no presente trabalho faz-se uma avaliação (relativa) no que se refere à variação dos índices morfométricos obtidos a partir de dados extraídos diretamente de Cartas Topográficas. Mais especificamente, trabalhou-se com cartas nas escalas de 1:50.000 e 1:25.000 da área exemplo, a bacia do Rio Marumbí (PR), que tem seu exultório na cidade de Morretes. É uma área de risco a enchentes e os índices avaliados são cruciais para verificação da probabilidade de se ocorrer eventos dessa natureza. Pode-se ressaltar que na generalização dos dados houve relevante perda de informações para a situação analisada, o que colocaria em risco a avaliação de um profissional planejador. O que se pretendeu fazer não foi exaltar possíveis erros que acometem o mapeamento sistemático brasileiro, mas sim dar indicativo de que as cartas topográficas não podem ser os únicos documentos utilizados para se trabalhar com a extração de feições para estudos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRAVO, J. V. M.; SANTIL, F. L. de P. AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DOS ÍNDICES MORFOMÉTRICOS DE INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DE CARTAS TOPOGRÁFICAS E IMPLICAÇÕES PARA A LEITURA DO RISCO A ENCHENTES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43872. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43872. Acesso em: 18 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Vitor Meza Bravo, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Fernando Luiz de Paula Santil, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Universidade Estadual de Maringá - UEM Departamento de Geografia - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>