AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA POSICIONAL DE REDES DE DRENAGEM OBTIDAS A PARTIR DE MODELOS SRTM E ASTER COM O USO DOS SOFTWARES ARCGIS E QGIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os Modelos Digitais de Elevação (MDEs) gerados por sensores de mapeamento tridimensional podem ser úteis ao planejamento urbano e rural como também para a atualização cartográï¬ca. Contudo, há uma lacuna com relação à validação dos próprios MDEs e de seus subprodutos. O ponto principal está relacionado às metodologias para se avaliar a qualidade posicional e semântica das informações obtidas, de forma automática, por meio desses produtos. Em função da diversidade e complexidade das informações que estes modelos podem apresentar, este trabalho aponta inicialmente para a rede de drenagem. Como início desse processo, os operadores de simpliï¬cação e suavização foram aplicados a esses modelos e comparados com a carta vetorizada da área da bacia do rio Jordão (MG). Tanto a geração desses modelos quanto a vetorização da carta topográï¬ca foram controlados por meio de teste estatístico para análise da compatibilidade visual entre eles. As rotinas computacionais implementadas nos softwares ArcGis e QGis foram utilizadas no processo de generalização cartográï¬ca dos produtos gerados a partir dos MDEs ASTER e SRTM. Os produtos gerados a partir do MDE ASTER foram classiï¬cados nas classes B, C e D (PEC), de acordo com a escala e softwares utilizados. Por outro lado, o produto gerado a partir dos dados SRTM atingiu a qualidade correspondente à classe A (PEC), na escala 1:500.000, usando o algoritmo implementado no software ArcGis.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
TOLENTINO, Franciele Marques; SILVA, Claudionor Ribeiro da; SANTIL, Fernando Luiz de Paula. AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA POSICIONAL DE REDES DE DRENAGEM OBTIDAS A PARTIR DE MODELOS SRTM E ASTER COM O USO DOS SOFTWARES ARCGIS E QGIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 7, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n7-43989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43989. Acesso em: 13 abr. 2025.