ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO URBANO A PARTIR DE IMAGENS QUICK BIRD
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A atualização cadastral de área urbana é uma das questões mais importantes a ser considerada no planejamento municipal. Por esta área tratar de uma riqueza de detalhes acentuada, quando comparada as área rurais e de expansão urbana, torna-se difícil traçar uma metodologia de atualização de dados cadastrais que possa ser generalizada às áreas urbanas dos municípios. Neste trabalho é apresentada uma proposta de atualização cadastral de área urbana a partir da utilização de imagens de satélite de alta resolução espacial (Quick Bird). São empregados, para isso, alguns métodos e técnicas nos processos de utilização das imagens adotadas. As imagens utilizadas abrangem a área teste, definida no município de Presidente Prudente. Para a detecção das alterações incorporadas ao banco de dados cadastrais foram utilizadas imagens pancromáticas e multiespectrais de épocas diferentes e empregaram-se técnicas de classificação de imagens para identificar e descrever visualmente os tipos de alvos alterados. A partir das imagens e processos descritos, as alterações identificadas foram atualizadas no banco de dados cadastrais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE SOUZA, G. G. B.; AMORIM, A. ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO URBANO A PARTIR DE IMAGENS QUICK BIRD. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n2-43842. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43842. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").