ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO URBANO A PARTIR DE IMAGENS QUICK BIRD
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A atualização cadastral de área urbana é uma das questões mais importantes a ser considerada no planejamento municipal. Por esta área tratar de uma riqueza de detalhes acentuada, quando comparada as área rurais e de expansão urbana, torna-se difícil traçar uma metodologia de atualização de dados cadastrais que possa ser generalizada às áreas urbanas dos municípios. Neste trabalho é apresentada uma proposta de atualização cadastral de área urbana a partir da utilização de imagens de satélite de alta resolução espacial (Quick Bird). São empregados, para isso, alguns métodos e técnicas nos processos de utilização das imagens adotadas. As imagens utilizadas abrangem a área teste, definida no município de Presidente Prudente. Para a detecção das alterações incorporadas ao banco de dados cadastrais foram utilizadas imagens pancromáticas e multiespectrais de épocas diferentes e empregaram-se técnicas de classificação de imagens para identificar e descrever visualmente os tipos de alvos alterados. A partir das imagens e processos descritos, as alterações identificadas foram atualizadas no banco de dados cadastrais.
Downloads
Métricas
Visualizações em PDF
159
Detalhes do artigo
Como Citar
DE SOUZA, G. G. B.; AMORIM, A. ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO URBANO A PARTIR DE IMAGENS QUICK BIRD. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n2-43842. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43842. Acesso em: 19 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").