Análise Semiótica das Representações Didáticas das Placas Tectônicas no Ensino de Geografia

Conteúdo do artigo principal

Thays Furlan Zigante
https://orcid.org/0000-0003-4495-9494
Fernando Luiz de Paula Santil
http://orcid.org/0000-0002-1165-2165

Resumo

Esse artigo tem como proposta realizar uma discussão que contribua para o ensino de Geografia e áreas afins que se valem dos conteúdos referentes aos das Placas Tectônicas. Visa-se como este demostrar como se manifestam os diferentes signos que representam um mesmo tipo de fenômeno situado no espaço geográfico, uma vez que cada signo, que denota a dinâmica das Placas Tectônicas, possui como característica uma determinada potencialidade Semiótica a ser desenvolvida pelo sujeito. No que se refere a metodologia, esse estudo adotou uma abordagem qualitativa, cujo método se consolidou na pesquisa bibliográfica a partir de livros didáticos destinados aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de Geografia – Anos finais. Para realização das análises, o presente artigo se valeu das considerações da teoria da Semiótica de Peirce e Análise de Conteúdo de Bardin. Sobre os resultados verificou-se que o entendimento das dinâmicas das Placas Tectônicas não se faz compatíveis com os processos envolvidos na dinâmica da semiose estabelecida pela teoria peirceana. Foi analisado que o conteúdo abordado se fundamentou principalmente em apresentar somente as particularidades geológicas do fenômeno das Placas Tectônicas e, que nesse sentido, propõe ao aluno ver o fenômeno de maneira isolada e, de modo consequente, distante porque o mesmo não faz parte do seu meio vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ZIGANTE, T. F.; SANTIL, F. L. de P. Análise Semiótica das Representações Didáticas das Placas Tectônicas no Ensino de Geografia. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 73, n. 4, p. 1086–1105, 2021. DOI: 10.14393/rbcv73n4-57037. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/57037. Acesso em: 28 jan. 2022.
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Fernando Luiz de Paula Santil, Universidade Federal de Uberlândia/Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Campus de Monte Carmelo

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente - 1991), mestrado em Ciências Cartográficas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente - 2001), doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2008) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor adjunto no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia/ Campus de Monte Carmelo (MG); membro dos Grupos de pesquisas Aplicada à Visualização Cartográfica e a Cartografia Histórica (GAVICH/UEM - 2009), Cartografia e SIG (UFPR - 2010), Visualização Cognitiva da Associação Internacional de Cartografia (CogVis - 2012) e Geoinformação, Território e Cadastro (GISTec - UFU 2018).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>