Análise Semiótica das Representações Didáticas das Placas Tectônicas no Ensino de Geografia

Conteúdo do artigo principal

Thays Furlan Zigante
Fernando Luiz de Paula Santil

Resumo

Esse artigo tem como proposta realizar uma discussão que contribua para o ensino de Geografia e áreas afins que se valem dos conteúdos referentes aos das Placas Tectônicas. Visa-se como este demostrar como se manifestam os diferentes signos que representam um mesmo tipo de fenômeno situado no espaço geográfico, uma vez que cada signo, que denota a dinâmica das Placas Tectônicas, possui como característica uma determinada potencialidade Semiótica a ser desenvolvida pelo sujeito. No que se refere a metodologia, esse estudo adotou uma abordagem qualitativa, cujo método se consolidou na pesquisa bibliográfica a partir de livros didáticos destinados aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de Geografia – Anos finais. Para realização das análises, o presente artigo se valeu das considerações da teoria da Semiótica de Peirce e Análise de Conteúdo de Bardin. Sobre os resultados verificou-se que o entendimento das dinâmicas das Placas Tectônicas não se faz compatíveis com os processos envolvidos na dinâmica da semiose estabelecida pela teoria peirceana. Foi analisado que o conteúdo abordado se fundamentou principalmente em apresentar somente as particularidades geológicas do fenômeno das Placas Tectônicas e, que nesse sentido, propõe ao aluno ver o fenômeno de maneira isolada e, de modo consequente, distante porque o mesmo não faz parte do seu meio vivido.

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Seção

Artigos Originais

Biografia do Autor

Fernando Luiz de Paula Santil, Universidade Federal de Uberlândia/Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Campus de Monte Carmelo

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente - 1991), mestrado em Ciências Cartográficas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente - 2001), doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2008) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor adjunto no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia/ Campus de Monte Carmelo (MG); membro dos Grupos de pesquisas Aplicada à Visualização Cartográfica e a Cartografia Histórica (GAVICH/UEM - 2009), Cartografia e SIG (UFPR - 2010), Visualização Cognitiva da Associação Internacional de Cartografia (CogVis - 2012) e Geoinformação, Território e Cadastro (GISTec - UFU 2018).

Como Citar

ZIGANTE, Thays Furlan; SANTIL, Fernando Luiz de Paula. Análise Semiótica das Representações Didáticas das Placas Tectônicas no Ensino de Geografia. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 73, n. 4, p. 1086–1105, 2021. DOI: 10.14393/rbcv73n4-57037. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/57037. Acesso em: 27 mar. 2025.

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