PROTÓTIPO DE ATLAS ELETRÔNICO PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto e o desenvolvimento de um protótipo de Atlas eletrônico para Unidades de Conservação, voltado à educação ambiental. Foi realizado um estudo de caso no Parque Estadual Morro do Diabo, localizado no oeste do estado de São Paulo. Uma vez definido o propósito, a área geográfica e as múltiplas escalas de representação, seguiram-se as outras etapas do projeto cartográfico. Na etapa inicial realizou-se a análise do conteúdo a ser abordado, do qual resultou o modelo explicativo: história e ocupação do espaço, conservação e manejo e sociedade e meio ambiente. Para isso, entrevistou-se informantes-chave e visitou-se a área de estudo e outras Unidades de Conservação. Em seguida, definiu-se o projeto de símbolos cartográficos e o das fontes, assim como o lay-out. A visualização do protótipo foi realizada no aplicativo Arcview 3.0. Esse aplicativo, com suas ferramentas e facilidades para mapeamento e integração a um banco de dados, viabilizou a abordagem integrada para a educação ambiental, seguindo o modelo adotado. Entretanto, recomenda-se que esse protótipo seja avaliado pelos seus potenciais usuários (alunos e professores).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SANTIL, F. L. de P.; DECANINI, M. M. S. PROTÓTIPO DE ATLAS ELETRÔNICO PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 54, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv54n1-43936. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43936. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").