PROTÓTIPO DE ATLAS ELETRÔNICO PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto e o desenvolvimento de um protótipo de Atlas eletrônico para Unidades de Conservação, voltado à educação ambiental. Foi realizado um estudo de caso no Parque Estadual Morro do Diabo, localizado no oeste do estado de São Paulo. Uma vez definido o propósito, a área geográfica e as múltiplas escalas de representação, seguiram-se as outras etapas do projeto cartográfico. Na etapa inicial realizou-se a análise do conteúdo a ser abordado, do qual resultou o modelo explicativo: história e ocupação do espaço, conservação e manejo e sociedade e meio ambiente. Para isso, entrevistou-se informantes-chave e visitou-se a área de estudo e outras Unidades de Conservação. Em seguida, definiu-se o projeto de símbolos cartográficos e o das fontes, assim como o lay-out. A visualização do protótipo foi realizada no aplicativo Arcview 3.0. Esse aplicativo, com suas ferramentas e facilidades para mapeamento e integração a um banco de dados, viabilizou a abordagem integrada para a educação ambiental, seguindo o modelo adotado. Entretanto, recomenda-se que esse protótipo seja avaliado pelos seus potenciais usuários (alunos e professores).
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SANTIL, Fernando Luiz de Paula; DECANINI, Mônica Modesta Santos. PROTÓTIPO DE ATLAS ELETRÔNICO PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 54, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv54n1-43936. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43936. Acesso em: 23 abr. 2025.