Influência da Forma das Encostas na Suscetibilidade à Erosão na Bacia Hidrográfica do Rio Claro (Santa Rita do Passa Quatro, SP)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A erosão é conhecida como um fenômeno que gera graves consequências ao ambiente, se tornou uma preocupação global e foco de muitos estudos que buscam prevenir ou controlar seus efeitos. A bacia hidrográfica do Rio Claro, situada na região nordeste do estado de São Paulo é constituída predominantemente de materiais inconsolidados de textura arenosa e compreende uma área de 251,91km². Este trabalho investigou, na escala 1:50.000, a influência das formas das encostas na suscetibilidade à erosão acelerada dessa bacia, a partir de dois métodos análise: Processo Analítico Hierárquico (AHP) e o Método da Soma Ponderada (Weighted Sum - WS). Com base em um banco de dados ambientais pré-existente, foram gerados mapas e cartas intermediários e temáticos. Os resultados mostram alta concentração de registros de erosões ativas de grande porte nas áreas com declividades entre 2% e 10%, compreendendo 1.55 km² relevo composto por colinas médias côncavas e convexas, e presença de materiais inconsolidados derivados das Formações Quaternárias e Terciárias. Tais processos se concentram em áreas classificadas como baixa e muito baixa suscetibilidade a erosão, segundo as duas técnicas utilizadas. Além da influência da textura arenosa e baixa compacidade dos solos, a concentração dos processos erosivos é controlada principalmente pela forma das encostas. Em termos percentuais, ocorrem mais processos erosivos nas áreas de colinas de perfil divergente côncavo, enquanto as maiores densidades de processos erosivos se localizam em áreas de colinas divergentes convexas e, secundariamente, nas colinas divergentes retilíneas.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").