Influência da Forma das Encostas na Suscetibilidade à Erosão na Bacia Hidrográfica do Rio Claro (Santa Rita do Passa Quatro, SP)

Conteúdo do artigo principal

Thamiris Cristina Costa Basilio
Jaqueline Tomiê Fujimoto
Thiago Lopes
Gustavo Augusto Mendonça Asciutti
Reinaldo Lorandi
José Augusto de Lollo

Resumo

A erosão é conhecida como um fenômeno que gera graves consequências ao ambiente, se tornou uma preocupação global e foco de muitos estudos que buscam prevenir ou controlar seus efeitos.  A bacia hidrográfica do Rio Claro, situada na região nordeste do estado de São Paulo é constituída predominantemente de materiais inconsolidados de textura arenosa e compreende uma área de 251,91km². Este trabalho investigou, na escala 1:50.000, a influência das formas das encostas na suscetibilidade à erosão acelerada dessa bacia, a partir de dois métodos análise: Processo Analítico Hierárquico (AHP) e o Método da Soma Ponderada (Weighted Sum - WS). Com base em um banco de dados ambientais pré-existente, foram gerados mapas e cartas intermediários e temáticos. Os resultados mostram alta concentração de registros de erosões ativas de grande porte nas áreas com declividades entre 2% e 10%, compreendendo 1.55 km² relevo composto por colinas médias côncavas e convexas, e presença de materiais inconsolidados derivados das Formações Quaternárias e Terciárias. Tais processos se concentram em áreas classificadas como baixa e muito baixa suscetibilidade a erosão, segundo as duas técnicas utilizadas. Além da influência da textura arenosa e baixa compacidade dos solos, a concentração dos processos erosivos é controlada principalmente pela forma das encostas. Em termos percentuais, ocorrem mais processos erosivos nas áreas de colinas de perfil divergente côncavo, enquanto as maiores densidades de processos erosivos se localizam em áreas de colinas divergentes convexas e, secundariamente, nas colinas divergentes retilíneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BASILIO, T. C. C.; FUJIMOTO, J. T.; LOPES, T.; ASCIUTTI, G. A. M.; LORANDI, R.; DE LOLLO, J. A. Influência da Forma das Encostas na Suscetibilidade à Erosão na Bacia Hidrográfica do Rio Claro (Santa Rita do Passa Quatro, SP). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 71, n. 1, p. 233–252, 2019. DOI: 10.14393/rbcv71n1-2172. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/47616. Acesso em: 16 maio. 2022.
Seção
Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)