ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO PROCEDIMENTO-GUIA PARA O ESTUDO E A AMOSTRAGEM DE COBERTURAS SUPERFICIAIS

Conteúdo do artigo principal

Chrystiann Lavarini
Antônio Pereira Magalhães Júnior
Fábio Soares de Oliveira

Resumo

Conhecendo-se a priori as variáveis, ou fatores, que influenciam a gênese das coberturas superficiais, em conjunto à distribuição espacial destes elementos, é possível deduzir informações valiosas para as etapas posteriores de campo via análises estatísticas e geoprocessamento. Assim, insere-se este trabalho que objetiva, em termos gerais, demonstrar a possibilidade de agrupamentos de bacias hidrográficas a partir dos fatores de formação dos solos e sua subsequente relevância no diagnóstico de campo. Para este fim, foram extraídas no software ArcGIS 10 as variáveis morfométricas amplitude altimétrica, curvatura horizontal, curvatura vertical, declividade e integral hipsométrica referentes às bacias de cabeceira do Alto-Médio do Curso do Ribeirão Mata Porcos, Quadrilátero Ferrífero, MG, associadas a técnicas de agrupamentos amplamente conhecidas como Análise de Agrupamentos Hierárquica e Não-Hierárquica. Em suma, constatou-se que os Agrupamentos Hierárquicos foram relevantes, sobretudo pela oportunidade de análises exploratórias dos grupos, elementos e variáveis. Através do dendograma gerado foi possível observar oito grupos que melhor descreveriam os dados, no entanto estes grupos reduziram, através de inúmeros testes de análise não-hierárquica, para apenas sete estatisticamente consistentes. Em termos empíricos, foram encontradas em campo evidências morfológicas e/ou pedoestratigráficas que registram a complexidade regional. Ademais, por serem dados agrupados naturalmente, com menor intencionalidade e subjetividade humana, os resultados oriundos das análises de agrupamento mencionadas, tendem a representar a complexidade existente de forma mais fidedigna do que a simples análise de produtos cartográficos.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Chrystiann Lavarini, Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia

Antônio Pereira Magalhães Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia

Fábio Soares de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia

Como Citar

LAVARINI, Chrystiann; MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Pereira; OLIVEIRA, Fábio Soares de. ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO PROCEDIMENTO-GUIA PARA O ESTUDO E A AMOSTRAGEM DE COBERTURAS SUPERFICIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44698. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44698. Acesso em: 17 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.