ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO PROCEDIMENTO-GUIA PARA O ESTUDO E A AMOSTRAGEM DE COBERTURAS SUPERFICIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Conhecendo-se a priori as variáveis, ou fatores, que influenciam a gênese das coberturas superficiais, em conjunto à distribuição espacial destes elementos, é possível deduzir informações valiosas para as etapas posteriores de campo via análises estatísticas e geoprocessamento. Assim, insere-se este trabalho que objetiva, em termos gerais, demonstrar a possibilidade de agrupamentos de bacias hidrográficas a partir dos fatores de formação dos solos e sua subsequente relevância no diagnóstico de campo. Para este fim, foram extraídas no software ArcGIS 10 as variáveis morfométricas amplitude altimétrica, curvatura horizontal, curvatura vertical, declividade e integral hipsométrica referentes às bacias de cabeceira do Alto-Médio do Curso do Ribeirão Mata Porcos, Quadrilátero Ferrífero, MG, associadas a técnicas de agrupamentos amplamente conhecidas como Análise de Agrupamentos Hierárquica e Não-Hierárquica. Em suma, constatou-se que os Agrupamentos Hierárquicos foram relevantes, sobretudo pela oportunidade de análises exploratórias dos grupos, elementos e variáveis. Através do dendograma gerado foi possível observar oito grupos que melhor descreveriam os dados, no entanto estes grupos reduziram, através de inúmeros testes de análise não-hierárquica, para apenas sete estatisticamente consistentes. Em termos empíricos, foram encontradas em campo evidências morfológicas e/ou pedoestratigráficas que registram a complexidade regional. Ademais, por serem dados agrupados naturalmente, com menor intencionalidade e subjetividade humana, os resultados oriundos das análises de agrupamento mencionadas, tendem a representar a complexidade existente de forma mais fidedigna do que a simples análise de produtos cartográficos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LAVARINI, C.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA, F. S. de. ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO PROCEDIMENTO-GUIA PARA O ESTUDO E A AMOSTRAGEM DE COBERTURAS SUPERFICIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44698. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44698. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").