ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO PROCEDIMENTO-GUIA PARA O ESTUDO E A AMOSTRAGEM DE COBERTURAS SUPERFICIAIS

Conteúdo do artigo principal

Chrystiann Lavarini
Antônio Pereira Magalhães Júnior
Fábio Soares de Oliveira

Resumo

Conhecendo-se a priori as variáveis, ou fatores, que influenciam a gênese das coberturas superficiais, em conjunto à distribuição espacial destes elementos, é possível deduzir informações valiosas para as etapas posteriores de campo via análises estatísticas e geoprocessamento. Assim, insere-se este trabalho que objetiva, em termos gerais, demonstrar a possibilidade de agrupamentos de bacias hidrográficas a partir dos fatores de formação dos solos e sua subsequente relevância no diagnóstico de campo. Para este fim, foram extraídas no software ArcGIS 10 as variáveis morfométricas amplitude altimétrica, curvatura horizontal, curvatura vertical, declividade e integral hipsométrica referentes às bacias de cabeceira do Alto-Médio do Curso do Ribeirão Mata Porcos, Quadrilátero Ferrífero, MG, associadas a técnicas de agrupamentos amplamente conhecidas como Análise de Agrupamentos Hierárquica e Não-Hierárquica. Em suma, constatou-se que os Agrupamentos Hierárquicos foram relevantes, sobretudo pela oportunidade de análises exploratórias dos grupos, elementos e variáveis. Através do dendograma gerado foi possível observar oito grupos que melhor descreveriam os dados, no entanto estes grupos reduziram, através de inúmeros testes de análise não-hierárquica, para apenas sete estatisticamente consistentes. Em termos empíricos, foram encontradas em campo evidências morfológicas e/ou pedoestratigráficas que registram a complexidade regional. Ademais, por serem dados agrupados naturalmente, com menor intencionalidade e subjetividade humana, os resultados oriundos das análises de agrupamento mencionadas, tendem a representar a complexidade existente de forma mais fidedigna do que a simples análise de produtos cartográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LAVARINI, C.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA, F. S. de. ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO PROCEDIMENTO-GUIA PARA O ESTUDO E A AMOSTRAGEM DE COBERTURAS SUPERFICIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44698. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44698. Acesso em: 10 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Chrystiann Lavarini, Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia

Antônio Pereira Magalhães Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia

Fábio Soares de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia