Carta de Potencial de Erosão Acelerada como Ferramenta para o Ordenamento Territorial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As atividades antrópicas em conjunto com a falta de planejamento do uso e conservação, podem ocasionar processos de degradação ambiental, como processos erosivos, assoreamento de corpos hídricos, inundações, entre outros, comprometendo a qualidade do meio ambiente, especialmente dos recursos hídricos. O trabalho teve por objetivo avaliar melhores alternativas de intervenção em relação aos processos de erosão acelerada na bacia hidrográfica do Ribeirão das Pedras (São Paulo, Brasil), integrando informações geotécnicas e de outras áreas de conhecimento. A bacia estende-se por 111,47km2, tendo a maior parte de sua área no município de Santa Cruz das Palmeiras e parcelas menores nos municípios de Tambaú, Pirassununga e Porto Ferreira. A metodologia utilizada se baseou em Pejon (1992) e Pejon e Zuquette (2001) para elaborar uma Carta de Escoamento Superficial Potencial e a determinação de índice de erodibilidade dos materiais inconsolidados, associado a outras características geotécnicas, segundo Pejon e Zuquette (1993). Os resultados mostram forte influência dos materiais inconsolidados e dos usos da terra no potencial erosivo, e indicam que tais feitos podem ser amenizados com ações do poder público local e estadual, com políticas adequadas de uso e ocupação.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").