CARTA DE POTENCIAL À EROSÃO LAMINAR DA PARTE SUPERIOR DA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLINHO (SÃO CARLOS, SP)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As áreas urbanas em expansão, através da abertura de novos loteamentos, exigem para a sua implantação, grande movimentação e exposição de materiais inconsolidados, facilitando o surgimento de processos erosivos. A Bacia do Córrego do Monjolinho, em sua parte superior, enquadra-se no tipo de área próxima ao perímetro urbano da cidade de São Carlos(SP) ,estando portanto, sujeita a uma ocupação antrópica intensa. O objetivo deste trabalho, de caráter preventivo, foi o de permitir que, a partir das informações básicas geradas, se possa elaborar no futuro uma carta de uso e ocupação do solo, incluindo o zoneamento básico das áreas de restrição à ocupação, das áreas de expansão urbana e das áreas de servidão. Através da análise dos resultados obtidos, observou-se que a área dessa bacia, cartografada na escala 1:10.000, não apresenta áreas com alto potencial à erosão laminar. Existe uma predominância das áreas de baixo potencial (53% da área total), o que pode ser explicado pelo grande espaço ocupado por pastagens, as quais mantém a cobertura vegetal. As áreas com potencial moderado (47% da área total) requerem que sejam adotadas medidas para se evitar o aparecimento e o desenvolvimento de processos erosivos mais sérios (ravinas e boçorocas).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LORANDI, R.; TAKEMOTO, F.; SALVADOR, N. N.; TORRESAN, F. E. CARTA DE POTENCIAL À EROSÃO LAMINAR DA PARTE SUPERIOR DA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLINHO (SÃO CARLOS, SP). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 53, n. 1, 2001. DOI: 10.14393/rbcv53n1-43932. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43932. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").