POTENCIAL NATURAL DE EROSÃO NA ÁREA PERIURBANA DE SÃO CARLOS-SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O elevado crescimento populacional das áreas urbanas tem acelerado a implantação de novos loteamentos, que pelo caráter emergencial ou especulativo geralmente têm sido realizados de maneira não planejada. Essa ocupação desordenada da área periurbana tem desencadeado sérios problemas erosivos. Para minimizar impactos decorrentes de novas ocupações é necessário obter informações do meio físico, principalmente as relacionadas ao risco de erosão. A equação universal de perda dos solos (USLE) desenvolvida nos Estados Unidos e amplamente aplicada para o território nacional, permite quantificar e regionalizar áreas com maior risco de ocorrência de erosão no meio urbano. Os parâmetros de solo e clima (chuva), aliados aos de topografia definem o potencial natural de erosão da USLE, não levando em consideração, a ação antrópica. Foi elaborada carta do potencial natural de erosão, da região periurbana da cidade de São Carlos-SP, na escala de 1:10.000, utilizando o SIG IDRISI 32, visando regionalizar as áreas de maior risco de ocorrência de processos erosivos. O cartograma de potencial natural de erosão (PNE) permitiu identificar que os menores valores de PNE ocorreram a Noroeste, da área de estudo, podendo ser estabelecida urbanização mais intensificada. Por outro lado verificou-se que as áreas Sudoeste e Sudeste apresentaram PNE elevado sendo as mais desfavoráveis para o estabelecimento de áreas de urbanização.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PEDRO, F. G.; LORANDI, R. POTENCIAL NATURAL DE EROSÃO NA ÁREA PERIURBANA DE SÃO CARLOS-SP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 56, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv56n1-43499. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43499. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").