IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS CRÍTICAS DE EROSÃO E ESTIMATIVA DO POTENCIAL NATURAL DE EROSÃO MEDIANTE SIG E SENSORIAMENTO REMOTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um método baseado em SIG foi aplicado para identificar as sub-bacias que mais contribuem para a erosão dos solos e para determinar as perdas de solo na bacia Tapacurá, Estado de Pernambuco. O mapeamento de áreas de risco de erosão é uma importante ferramenta para o planejamento da gestão dos recursos hídricos, permitindo aos pesquisadores modificarem o uso do solo de forma adequada e implantar estratégias mais sustentáveis a longo prazo. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar e identificar sub-bacias críticas quanto à erosão dos solos mediante a USLE e o fator C derivado de NDVI. Foram utilizados mapas da erosividade (fator R), erodibilidade (fator K), declividade e comprimento de rampa (fator LS) e cobertura e manejo do solo (fator CP), obtidos a partir de dados de precipitação, modelo de elevação digital do terreno, mapa dos tipos de solo e NDVI derivado de imagens de satélite. Para analisar o processo de simulação das perdas de solo foi calculada a Taxa de Entrega de Sedimentos (SDR). Os resultados mostraram que o valor médio da SDR foi de 11,5%, e a perda de solo média calculada para a bacia foi de 0,108 t/ha/ano, enquanto a observada foi de 0,169 t/ha/ano. A metodologia aplicada apresentou resultado satisfatório (R² = 0,81) e permitiu identificar na bacia as áreas mais susceptíveis à erosão, constituindo uma importante ferramenta preditiva para a gestão ambiental nessa região, assim, essa metodologia pode ser aplicada na identificação de áreas críticas de erosão do solo em outras bacias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, R. M.; SANTOS, C. A. G.; MONTENEGRO, S. M. G. L. IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS CRÍTICAS DE EROSÃO E ESTIMATIVA DO POTENCIAL NATURAL DE EROSÃO MEDIANTE SIG E SENSORIAMENTO REMOTO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43868. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43868. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").